São Paulo, Sexta-feira, 07 de Maio de 1999
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Sítio histórico requer know-how em madeira

da Reportagem Local

A construção da estação de trem e vila de Paranapiacaba foi uma iniciativa de Irineu Evangelista de Souza, o barão de Mauá, que recebeu a concessão para a construção de uma linha de trem entre Santos e Rio Claro. Para vencer a serra do Mar, utilizou-se um arrojado sistema de tração funicular (leia texto nesta página).
Em 1860, o barão associou-se a empresários ingleses e iniciou a construção, que não chegou a completar.
A empreite/ira encarregada da construção, a Robert Sharp & Sons, abriu falência na metade dos trabalhos e enterrou o investimento do barão, que nunca se recuperou totalmente do baque.
A empreitada passou para investidores ingleses, que a inauguraram em 16 de fevereiro de 1867.
Usada inicialmente para o escoamento da produção cafeeira de São Paulo, a São Paulo Railway (seu nome de origem) logo transformou-se na ferrovia mais rentável de toda a América Latina, título que deteve até 1937, graças à sua exclusividade de acesso ao litoral paulista.
O processo de adesão à lista da WMF foi encaminhado à entidade norte-americana pelo arquiteto Antonio Soukef Junior. Segundo o projeto apresentado, o projeto ideal para o sítio histórico deveria preservar as características ecológicas do conjunto, que se encontra incrustado na serra do Mar, além das históricas: Paranapiacaba é uma típica vila ferroviária inglesa do século 19.
Grande parte da área da mata e da vila pertencem à Rede Ferroviária Federal S/A.
Segundo Soukef Junior, o principal problema da vila é a falta de know-how brasileiro para a restauração e manutenção de estruturas arquitetônicas em madeira, que é o material básico de construção de toda a vila.
Em seus áureos tempos de trabalho, Paranapiacaba contava com residências específicas para solteiros ou casados e para operários, engenheiros e administrador (esta última no ponto mais alto da vila, casa que hoje abriga um pequeno e precário museu).
O meio mais viável para se chegar à vila de Paranapiacaba hoje é pegar um trem na estação da Luz até Rio Grande da Serra e dali um ônibus para a vila. (CF)


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