|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Estação é feito da engenharia
da Reportagem Local
Paranapiacaba era um grande feito da engenharia na segunda metade do século 19,
pois conseguia superar 800 m
de altitude em apenas 8 km de
estrada de ferro por meio de
um sistema funicular de tração.
Nele, os trens eram presos em
cabos de aço e puxados por locomotivas fixadas em quatro
pontos da serra, onde eram instalados pequenos núcleos residenciais para a manutenção e
operação das máquinas. Cerca
de 5.000 operários trabalharam
em sua construção.
As locomotivas funcionavam
como elevadores, que subiam e
desciam os trens. O sistema
funcionou até os anos 40, mas
em 1900 já havia sido criado um
sistema paralelo, de cremalheira e aderência, em que a locomotiva aderia aos trilhos por
meio de dentes. Ambos foram
construídos pelo engenheiro
Daniel M. Fox, que na época do
primeiro tinha 26 anos.
(CF)
Texto Anterior: Sítio histórico requer know-how em madeira Próximo Texto: Convento franciscano dilapidado sonha em virar hotel Índice
|