São Paulo, Sexta-feira, 07 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estação é feito da engenharia

da Reportagem Local

Paranapiacaba era um grande feito da engenharia na segunda metade do século 19, pois conseguia superar 800 m de altitude em apenas 8 km de estrada de ferro por meio de um sistema funicular de tração.
Nele, os trens eram presos em cabos de aço e puxados por locomotivas fixadas em quatro pontos da serra, onde eram instalados pequenos núcleos residenciais para a manutenção e operação das máquinas. Cerca de 5.000 operários trabalharam em sua construção.
As locomotivas funcionavam como elevadores, que subiam e desciam os trens. O sistema funcionou até os anos 40, mas em 1900 já havia sido criado um sistema paralelo, de cremalheira e aderência, em que a locomotiva aderia aos trilhos por meio de dentes. Ambos foram construídos pelo engenheiro Daniel M. Fox, que na época do primeiro tinha 26 anos. (CF)


Texto Anterior: Sítio histórico requer know-how em madeira
Próximo Texto: Convento franciscano dilapidado sonha em virar hotel
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.