São Paulo, sábado, 7 de junho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EVENTO
Appiah fala de indivíduo e liberalismo

free-lance para a Folha

O filósofo ganês Kwame Anthony Appiah falou anteontem, no auditório da Folha, sobre indivíduo, liberalismo e cosmopolitismo, no debate "A Crise dos Paradigmas e os Desafios para o Século 21".
"Se acreditarmos na dignidade do indivíduo, temos que esperar os mínimos benefícios sociais por parte do Estado para esse indivíduo", disse Appiah, que é professor titular de estudos afro-americanos na Universidade de Harvard (EUA).
Segundo Appiah, os patriotas desafiam o liberalismo, e os liberais, por sua vez, não tomam posição. "Os liberais priorizam os indivíduo, não a coletividade", afirmou o filósofo.
O evento foi promovido pela Folha e a editora Contraponto, que está lançando "Na Casa de Meu Pai", mais recente livro de Appiah.
O debate foi mediado pelo jornalista André Fontenelle e contou com a participação de Maria Hermínia Tavares de Almeida, professora de ciência política da USP, e Antonio Sérgio Alfredo Guimarães, professor de sociologia da USP.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.