São Paulo, sexta-feira, 07 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DVD/LANÇAMENTOS

A Doce Vida     
Direção: Federico Fellini
Produção: Itália, 1960
Lançamento: Van Blad
Mais do que fazer uma crítica à "sociedade do espetáculo", Fellini torna o espetáculo, em seu palco romano onde todas as civilizações se sobrepõem, algo universal. Sua espetacularização do real se afirma como vertente decadentista do moralismo rosselliniano. Premiado em Cannes e Oscar de filme estrangeiro. (TIAGO MATA MACHADO)

Ardida como Pimenta    
Direção: David Butler
Produção: EUA, 1953 Lançamento: Warner
Uma comédia ambientada no Velho Oeste e um veículo sob medida para Doris Day cantar e sapatear. Ela pinta e borda em estereótipo de mulher forte antes do advento do feminismo que um dia acha machão para domá-la. Incorre-ções políticas à parte, o technicolor, as canções e os olhos azuis dela garantem o filme. (CÁSSIO STARLING CARLOS)

Macbeth     
Direção: Roman Polanski
Produção: Reino Unido, 1971
Lançamento: Columbia
Mesmo depois das versões de Orson Welles e de Kurosawa, Polanski não se intimidou ante a grandeza da tragédia de Shakespeare: preservou a dificuldade do texto e exacerbou as implicações morais. A violência se intensifica na medida da cobiça do rei da Escócia e a culpa que a tudo acompanha faz do filme um pesadelo claustrofóbico. (CSC)


Texto Anterior: "Ivan, o Terrível": Produção de Eisenstein é uma das maiores de todos os tempos
Próximo Texto: Erika Palomino: Orgulho Gay tem gosto de festa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.