UOL


São Paulo, sábado, 07 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTRELINHAS

Neoleitores

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma nova classe de consumidores de livros se prepara para entrar, oficialmente, em cena no Brasil, os "neoleitores". Está em curso, em estágio avançado, um projeto do governo de distribuir adaptações de textos clássicos brasileiros para adultos recém-alfabetizados.
Coordenada pelo secretário de Erradicação do Analfabetismo, João Luiz Homem de Carvalho, a empreitada pretende pulverizar pelo país, até o final de ano, pelo menos 9 milhões de livros, com linguagem reduzida e outras adaptações simplificadoras.
"Buscamos o leitor de 15 a 104 anos que tenha contato recente com a leitura, mas com muita experiência para ler obras infantis ou juvenis", diz Carvalho.
A série para neoleitores, que deverá ter licitação aberta até julho, já tem pronto um "projeto-piloto". A L&PM adaptou três obras como teste, em série batizada de "É Só o Começo".
Outra editora gaúcha, a pequena Tomo, vem espalhando um e-mail que chama a série de "É Só Coincidência", sustentando que criara projeto semelhante dois anos atrás. Ivan Pinheiro Machado, da L&PM, diz que nunca ouvira falar "nem mesmo" dessa editora. "Atribuem a mim um poder paranormal." Diz o editor, ainda, que não ganhou nada com o projeto, feito "sem um centavo público".

UPGRADE
Uma das séries mais elogiáveis existente sobre as letras contemporâneas nacionais, a coleção "Cadernos de Literatura Brasileira", do Instituto Moreira Salles, vai "pra galera". O governo de São Paulo acaba de comprar mais de 3.000 conjuntos dos 12 livros da série para suas bibliotecas e escolas públicas.

TERRA, HOMEM, LUTA
Sairá em agosto o esperado livro que Roberto Ventura, morto em 2002, em acidente de carro, aos 45 anos, fazia sobre Euclydes da Cunha. A biografia do autor de "Os Sertões" deverá ser lançada pela Companhia das Letras durante a tradicional Semana Euclidiana, de São José do Rio Pardo (SP), que homenageia, neste ano, Ventura.

CHARUTO
Agosto também será o mês de lançamento no Brasil, pela editora Globo, das polêmicas memórias de Hillary Clinton.

CONTRA O CRONÔMETRO
Está pronta a escalação para a segunda versão da coleção "5 Minutinhos", "livritos" que o escritor Marcelino Freire produz e distribui gratuitamente por aí afora. Adriana Falcão, Altair Martins, Evandro Affonso Ferreira, Haroldo de Campos, Ignácio de Loyola Brandão, Laerte, Luis Fernando Verissimo, Machado de Assis, Ricardo Aleixo e Tatiana Belinky terão textos inéditos (fora Machado) no projeto. Procura-se, ainda, patrocinador: e-mail eraodito@uol.com.br

É NÓIS NO TAPE
Escritor de "Capão Pecado", Ferréz chega com força a uma nova faceta, o rap. Ele estréia, na próxima semana, na MTV, clipe dirigido por Sergio Glasberg, em que canta tema que ele mesmo compôs.

elek@folhasp.com.br

 SEGUNDA Lya Luft lança "Perdas & Ganhos" (Record), com leitura de Eva Wilma, na livraria Argumento, no Rio (tel. 0/xx/21/2239-5294)0 TERÇA Eduardo Muylaert autografa "O Espírito dos Lugares" (ed. Terceiro Nome), na galeria Nara Roesler (tel. 0/xx/11/3063-2344)0 QUARTA O documentário "Waldir artins Fontes: o Editor e o Homem", sobre o fundador da editora Martins Fontes, é exibido na Câmara Brasileira do Livro (tel. 0/xx/11/3069-1300)0 QUARTA"Et Eu Tu" (Cosac & Naify), poemas de Arnaldo Antunes e fotos de Marcia Xavier, é apresentado no inst. Tomie Ohtake (tel. 0/xx/11/6844-1900)0 QUINTA Manuel Graña Etcheverry lança suas traduções de Drummond ao espanhol, "100 Poemas" (ed. UFMG), no Consulado da Argentina no Rio (tel. 0/xx/21/ 2551-9446)


Texto Anterior: "O Reencontro": Narrativa simplifica contradições da guerra
Próximo Texto: Fora da estante
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.