São Paulo, quarta-feira, 07 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maitena põe mais poesia no humor

Cartunista argentina está no Brasil para promover dois novos livros, lançados pela Planeta, sua nova editora no país

Mais "boazinha" com os homens, Maitena diz que novos títulos têm um olhar reflexivo e que os gestos tomam o lugar das palavras


EDUARDO SIMÕES
DA REPORTAGEM LOCAL

"Como estou gorda e velha!", brinca a argentina Maitena, 44, posando para fotos com uma fita métrica na mão. Com desenhos seus, que marcam o "contorno de um braço gordo" ou o que "deveria corresponder a busto e quadril, mas se refere à cintura", a fita faz parte do material promocional que a cartunista criou para divulgar dois novos lançamentos: "Curvas Perigosas - Vol. 1 e 2", que chegam às livrarias brasileiras agora pela editora Planeta.
Maitena, cujas séries "Mulheres Alteradas" e "Superadas" foram lançadas no Brasil pela Rocco e é publicada às quintas no Equilíbrio, conta que os novos títulos refletem seu próprio amadurecimento. Mais "boazinha" com eles, Maitena retrata homens e mulheres com problemas parecidos. E um olhar poético às vezes toma o lugar da piada. Assim como o gesto, o da palavra.
Seu desenho preferido, no entanto, guarda o humor que é sua marca registrada: num questionário, Maitena sugere perguntas que se deve fazer a um homem antes de começar um caso com ele. Como "Sabe dançar?", "É psicanalizado?" e "Se cuida com relação a peso?".
Publicada em 12 línguas, Maitena diz que a Islândia é provavelmente o país mais estranho onde é lida. "É como se fosse Júpiter ou Marte! Só consigo imaginar a Björk lendo!", sugere a cartunista, editada em mais de 30 países.
No Brasil, onde está pela terceira vez, não vê grandes discrepâncias entre a mulher que retrata e as que vê pelas ruas de São Paulo ou do Rio. Salvo que aqui elas são menos "fashion victims" e dançam melhor do que as argentinas. Sobretudo as mais "maduras", como as senhoras que viu dançar numa academia ("típica situação de seus livros") numa entrevista para o programa "Saia Justa", do GNT. "Elas certamente já viveram muitos carnavais."


Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Marcelo Coelho: Pra frente, Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.