São Paulo, segunda, 7 de junho de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Irene Ravache solta a faraona

TELMO MARTINO
Colunista da Folha

Nos tempos dos polpudos romances, uma fita ou coisa menos delicada marcava o lugar onde a leitura fora interrompida. Na atualidade das novelas descontroladas, onde nem ao deus Boni cabe a tarefa de palpitar, cada autor faz o que bem entende com as preferências de sua liberdade.
Basta dar uma espiada na novela "Força de um Desejo". O nome é de ópera sexy, ninguém canta e poucas exageram no decote. Sonia Braga morreu de uma gripe provocada por um excesso de saias molhadas. Pobre Sonia Braga! Será que essa gente não sabia que o excesso de uma anágua seca já lhe seria fatal?
Toda nudez será castigada, disse um melhor autor. Pena que exista quem prefira o castigo de muitas vestes sobre essa nudez. Como é o caso do novelista Gilberto Braga.
Ele matou a muito vestida para colocar em evidência sua melhor preferência. A vilã de certa idade. Foi responsável pela triunfal Odete Roitman, com todas as elegâncias da Beatriz Segall. Mesmo assim ainda quer uma Nathalia Timberg de sogra vestida de preto. É uma vilã de ouvido apurado. Fica escutando o que se conversa atrás das portas e entende toda e qualquer palavra. Um desperdício para o Brasil Colônia. Imagina o que a KGB poderia ter feito com os serviços de tal espiã. O agente 007 morreria todas as vezes.
Mas o imperdoável dessa vilã é que ela trabalha contra o telespectador, que fica vendo pano preto e não a beleza da Malu Mader alegrando e enfeitando a corte, além de seduzindo o Fábio Assunção.
Também o barão Reginaldo Faria está muito distante de tudo. A vilã de preto já ia se apoderando das jóias da família. Exatamente como o Piu-Piu com o gato Frajola, o Fábio Assunção acabou com a festa da vilã. "São de propriedade dos dois herdeiros. Eu e meu irmão."
Com Malu Mader afastada pelo furto de uma carta que a velha vilã engendrou, a diversão está no vilão que quer ser barão. Rude e ignorante, está comprando lençóis para a filha que, segundo o português, comerciante vigarista, foram de Josefina e Napoleão, só porque têm bordadas as iniciais J e N. É por isso que a filha Lavinia Vlasak é bonita, mas não enfeita.

Leticia Spiller Pior, é claro, é a situação na novela das oito. Além da vilã Leticia Spiller andando para lá e para cá com seu jeito de tartaruga ninja, ela é vilã de uma nota só. "Vou te matar." Todos os outros mudam.
A Glória Pires agora é camelô com jeito para a coisa. E a Irene Ravache, depois de trancar a franga com o Rodrigo Santoro, resolveu soltar a faraona (versão mais chique de galinha-d'angola) com o Fulvio Stefanini, um senhor que prefere as antiguidades milenares. Certo está o José Wilker. Só quer recuperar seus diamantes. Certa está a Nívea Maria, que só quer mais um cigarro. A personagem mais confortável de todas as novelas.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.