São Paulo, sábado, 07 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

Fotos João Sal/Folha Imagem
SASSARICO
O cantor Eduardo Dussek, um dos protagonistas do espetáculo "Sassaricando - E o Rio Inventou a Marchinha", conversa com o compositor Jota Jr., autor da música que dá nome à peça, que estreou na quinta-feira em São Paulo, no Tom Brasil


NINHO TUCANO

A roda viva na TV Cultura

Antes em fogo brando, as reações às mudanças na TV Cultura que estão sendo feitas pela gestão do jornalista Paulo Markun sobem de temperatura.

 

E uma das críticas mais contundentes já feitas publicamente às medidas parte justamente do coração do governo José Serra: "O que está causando frisson no PSDB não é a saída de minha filha [Tatiana Lobo, que comercializava as marcas da Cultura] da TV. Ela foi bem tratada pelo Markun, foi convidada para ficar e não quis. O que está causando frisson é a animosidade com que pessoas ligadas à gestão anterior da TV, do Marcos Mendonça, têm sido tratadas. Elas têm sido humilhadas", diz José Henrique Reis Lobo, secretário de Relações Institucionais de Serra, que coordenou a campanha dele ao governo e a de Geraldo Alckmin à presidência em 2006.

 

Lobo diz que "o caso mais flagrante é o da Guiomar Namo de Mello, ex-secretária da Educação do Mário Covas, competente e admirada pelo partido. Ela foi demitida sem conversa. E foi substituída por quem? Pelo Fernando Almeida, ex-secretário de Educação da senhora Marta Suplicy [na prefeitura]". Guiomar, contratada em janeiro para um projeto de educação na emissora, foi demitida no mês passado. "Recebi um papel para assinar. Foi muito truculento. Nunca fui tão desrespeitada em toda a minha vida", diz. Guiomar, que já trabalhou no Banco Mundial e foi candidata a vice-prefeita em 1988 na chapa de Serra, diz que tentou falar com o governador. Em vão.

 

A TV Cultura nega que esteja tratando os demissionários ligados ao ex-presidente Marcos Mendonça com truculência. "Essa informação não é verdadeira. Ninguém foi tratado com descortesia nem desrespeito", diz Marcelo Bairão, assessor de Markun. "Alguém sentou, conversou e explicou a situação aos que foram desligados, sejam diretores ou funcionários simples e humildes. Nem faz parte da nossa formação agir assim", diz. Bairão reafirma que os desligamentos não têm motivação ideológica nem política. "São critérios técnicos, baseados em projetos da nova gestão."

ENXADA
O engenheiro agrônomo Edgard Alves Muniz, de Anápolis (GO), quer responsabilizar o Governo Federal e outras quatro instituições por não conseguir emprego na profissão em que se formou há 25 anos. Ele entrou com representação na Procuradoria da República do DF contra o Ministério da Agricultura, a Confederação dos Agrônomos do Brasil, a Universidade de Brasília (UnB) e os conselhos federal e regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

CONHECIDO
Muniz reclama, por exemplo, que o ministério ficou 20 anos sem promover concursos públicos para agrônomos, e que os professores da UnB não o orientaram "sobre a catastrófica realidade" da profissão, o que poderia tê-lo feito mudar de curso. Ele calcula em 2.400 salários mínimos o seu "prejuízo" pelo desemprego. O Ministério da Agricultura, cujo último concurso foi no início de 2007, diz que "esse cidadão já é conhecido" no órgão por protestar contra sua não-aprovação nas provas.

NÃO BASTA SER AVÔ...
O cineasta e comentarista Arnaldo Jabor cancelou participação na Festa Literária Internacional de Parati, onde faria uma mesa-redonda na manhã de hoje.

 

O cineasta preferiu acompanhar o nascimento de seu primeiro neto, filho de Carolina Jabor e do diretor Guel Arraes. A cesariana estava marcada para as 18h de ontem, na Casa de Saúde São José, no Rio.

OUTRA PONTA
As informações da Receita Federal de que existem "pendências" nas declarações de renda de políticos surpreendeu o senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Ele afirma que não recebeu qualquer aviso do leão. Ontem, consultou o órgão. De acordo com sua assessoria, a "pendência" se deve ao fato de que Cristovam declarou rendimentos por palestras que não foram informados à Receita pela outra ponta, a da entidade que o contratou.

"FOI UM ERRO"
Já o ex-deputado José Dirceu (PT-SP) enviou sua contadora, Yolanda Tatto, à repartição. Ela diz que consultou o site da Receita, confirmou que havia uma pendência registrada por causa de um "débito" de Dirceu com o leão. "Falei com auditores, fiz inúmeras consultas formais à Receita. A dívida não existe", diz ela. "Me informaram que foi um erro de processamento." Os dados dos contribuintes na Receita estão protegidos pelo sigilo fiscal.

NOVA MUSA
Letícia Birkheuer será garota-propaganda da rede espanhola de lojas de departamentos El Corte Inglés. Ela substitui a atriz Charlize Theron, que estrelou a última campanha da empresa.

TIETE
No Brasil para gravar um comercial, Kiefer Sutherland tem fãs famosos no país. A cantora Bebel Gilberto mandou uma cópia autografada de "Momento", seu último CD, para o astro da série "24 Horas". Pediu para um amigo, que está ciceroneando o ator, entregar o presente.

CURTO-CIRCUITO

O ESPETÁCULO "Encantos e Desencontros da Cumadre Fulozinha", dirigido por Eduvier Fuentes Fernández, estréia hoje, às 16h, no teatro Ernest W. Hamburguer, na Lapa.
A GALERIA NARA ROESLER e o CCBB lançam catálogo da mostra de Antonio Manuel, hoje, a partir das 11h, no CCBB.
OS ROTEIRISTAS Marçal Aquino, Di Moreti e Claudio Galperin participam de encontro com Guilherme Arriaga, na Flip.
O MÚSICO TATÁ AEROPLANO comanda as picapes na abertura do Festival de Arte Serrinha, hoje, em Bragança Paulista.
O ESTILISTA SERGIO K. comemora aniversário hoje com almoço no restaurante Rodeio, nos Jardins, a partir das 15h.
O GRUPO GALERIA fica de hoje até 13 de julho, na Praça das Guianas, 56, das 10h às 20h, com grifes como Elisa Atheniense, Francesca Giobbi e Paula Ferber.

com GUILHERME RAVACHE, AUDREY FURLANETO e DIÓGENES CAMPANHA


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Música para o planeta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.