São Paulo, terça, 7 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
"Fascinação' é obstáculo para a Globo

ALEXANDRE MARON
da Reportagem Local

A novela "Fascinação", exibida a partir das 20h50 no SBT, tornou-se um obstáculo para a retomada de audiência de "Torre de Babel", a trama das oito da Globo.
No início de maio, Silvio Santos apostou na novela de Walcyr Carrasco e determinou que ela fosse produzida às pressas, estreando no mesmo dia em que a trama da Globo, 25 de maio.
A tática deu certo. Enquanto a polêmica "Torre de Babel" perdia audiência, "Fascinação" foi crescendo e alcançou, na última quarta, 10 pontos no Ibope, um marco para o SBT na mesma faixa da novela das oito da Globo.
Cada ponto equivale a 80 mil telespectadores na Grande SP.
A audiência da novela do SBT vem crescendo gradativamente e, aparentemente, é fiel. Quarta-feira passada, "Torre de Babel" alcançou 42 pontos de média e "Fascinação", 10 pontos.
No dia seguinte, impulsionada pelo show "Coração Brasileiro", que obteve 47 pontos e foi exibido após a novela, "Torre de Babel" marcou 48. "Fascinação" manteve-se com 10.
O "share" (percentual de televisores sintonizados no canal) de "Torre de Babel" tem oscilado entre 72% e 77%.
O SBT ocupava o horário de "Fascinação" com os telejornais "Noticidade" e "Jornal do SBT" e alcançava cerca de 4 pontos. "Fascinação" estreou com 6 pontos e sinalizou para uma mexicanização do núcleo de teledramaturgia do SBT.
Mesmo com a audiência em ascendência, a novela recebeu críticas em relação ao texto, às atuações e aos figurinos. Cada capítulo custa cerca de R$ 19 mil (contra R$ 85 mil de "Torre de Babel").
Segundo o autor Walcyr Carrasco, "Fascinação" foi pensada como uma alternativa romântica. Ele acredita que a trama pode ter conquistado a audiência "órfã" de "Por Amor", a novela anterior a "Torre de Babel".
"Por Amor' era um melodrama romântico, como a novela do SBT, e tinha alguns traços das tramas mexicanas. "Torre de Babel' só voltou a ter bons índices de audiência depois que tornou-se mais romântica", diz Carrasco.

Copa

Durante a Copa, os jogos têm sido campeões de audiência. Brasil x Dinamarca, na última sexta, teve 56 pontos na Globo, marca alcançada pelos últimos capítulos de "Por Amor".
Argentina x Inglaterra, dia 30, teve 27 pontos no primeiro tempo e subiu para 41 na prorrogação e 46 nos pênaltis. Foi a maior audiência depois dos jogos do Brasil.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.