São Paulo, terça, 7 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dave Matthews não ofende o pop

da Redação

Pop com violinos. Rock com violoncelos e trompetes. Uma mistura arriscada, várias vezes experimentada e poucas com resultados interessantes. Um raro caso é "Before these Crowded Streets", terceiro álbum -exceto "Live at Red Rocks 8-15-95", ao vivo- da Dave Matthews Band.
Ao ser lançado nos Estados Unidos, foi direto ao primeiro lugar da parada da "Billboard", desbancando a trilha sonora de "Titanic", que estava havia 15 semanas consecutivas reinando absoluta na liderança.
As atenções se voltaram, então, a um sul-africano, que foi morar na Virginia (Estados Unidos) ainda criança, com cara de gente "normal" e um ar abobalhado, Dave Matthews, capa da revista "Spin", de julho, sob o título "O novo rei do rock. Quem sabia?".
Bom, nos Estados Unidos, qualquer coisa que venda milhões de cópias é alçada ao panteão fugaz de notoriedade.
Mas a Dave Matthews Band passa incólume a esse tipo de "reinado", com músicas com sofisticação acima da média para uma banda pop -independente do uso de instrumentos "estranhos" ao gênero.
"Don't Drink the Water" é um exemplo, apesar da participação (discreta) de Alanis Morisette, nos backing vocals. É bem verdade que a voz de Matthews aqui pode provocar certa confusão com a de Eddie Vedder, do Pearl Jam.
É música pop até o osso, com violinos idem, como "Last Stop", mais pesada e vocais rangidos.
Às vezes, entretanto, a fórmula não funciona tão bem, como em "Crush", de melodia à Hootie and the Blowfish, um excremento universitário que imperceptivelmente sumiu do mapa.
Paul Simon e/ou James Taylor é convocado em "The Dreaming Tree", evidenciando irregularidades na segunda metade do disco.
Nessa imenso coração de mãe que é o pop cabem Sonic Youth, Smashing Pumpkins e Dave Matthews Band, uma banda quase inofensiva, com formato para festivais de jazz e rock. (MN)

Disco: Before these Crowded Streets Banda: Dave Matthews Band Lançamento: BMG Quanto: R$ 18, em média


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.