São Paulo, terça-feira, 07 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carvana recebe Troféu Oscarito

COLUNISTA DA FOLHA

Hugo Carvana, 64, que participou de 78 filmes em 47 anos de carreira como ator, diretor e produtor, receberá hoje no Festival de Gramado o tradicional Troféu Oscarito, rebatizado horrendamente de Oscarito Telefônica.
Como ator, Carvana começou ainda adolescente, na chanchada. Nos anos 60, participou ativamente do cinema novo, atuando em filmes marcantes, como "Os Fuzis" (1963), de Ruy Guerra, e "Terra em Transe" (1967), de Glauber Rocha.
Estrelou, com Milton Gonçalves, um dos marcos do chamado "cinema marginal", "O Anjo Nasceu" (1969), de Júlio Bressane. Como cineasta, especializou-se em comédias de costume cariocas, como "Vai Trabalhar, Vagabundo" (1973) e "Se Segura, Malandro" (1977). Atualmente, está rodando o longa "Tempestade Cerebral", que será, ao que se sabe, uma comédia carioca. (JGC)



Texto Anterior: Cinema: "Urbânia" apresenta deterioração de São Paulo
Próximo Texto: AMADO
1912-2001

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.