São Paulo, segunda-feira, 07 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/DVD

"Música É Perfume" tem olhar de fora

LUIZ FERNANDO VIANNA
DA SUCURSAL DO RIO

Consta que o francês Georges Gachot ficou tão impressionado ao ver um show de Maria Bethânia nos anos 90 que decidiu fazer um documentário sobre a cantora. Concluída em 2005, a missão se chama "Maria Bethânia - Música É Perfume", agora em DVD. O olhar espantado do diretor marca o filme.
Neófito em Brasil, ele ressalta os nossos contrastes, mostrando, por exemplo, mulheres com vestes de candomblé em uma igreja de Santo Amaro da Purificação, cidade baiana de Bethânia. E exibe a beleza natural avassaladora do Rio, vizinha à miséria social também chocante.
O texto subjacente é que Bethânia é a voz do país, por ser tantas em uma só, por conciliar rural e urbano, popularidade e sofisticação. Mas incomoda um pouco a gratuidade de imagens como as de pessoas dentro de ônibus. Parece um clipe da "gente simples brasileira".
O documentário vale mais pela incursão que faz aos bastidores do trabalho de Bethânia, logo ela que é tão reservada e não cede ao exibicionismo do mundo do entretenimento. Há momentos especialmente comoventes, como quando a câmera acompanha a cantora ensaiando "Bom Dia, Tristeza" (Adoniran Barbosa/Vinicius de Moraes). Ela vai "entrando" na música e, de repente, a tristeza toma conta de tudo, por obra e graça de sua força de intérprete.
Os depoimentos de Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil e Nana Caymmi não chegam a ser reveladores, ao menos para quem conhece a trajetória de Bethânia. Alguns são didáticos, pois dirigidos a um estrangeiro.
Mas há boas falas, como a de dona Canô, delicadíssima, dizendo que está com a filha através de orações, dada a distância entre Santo Amaro e o Rio. Ou a de Chico classificando "Brasileirinho" como a idéia de um país possível, esse que espantou Gachot e espanta todos nós.


MARIA BETHÂNIA - MÚSICA É PERFUME    
Direção:
Georges Gachot
Distribuidora: Biscoito Fino
Quanto: R$ 50 em média


Texto Anterior: Parati vai à Bahia com Bethânia e Amado
Próximo Texto: "Navegação de Cabotagem" encerra reedição de obra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.