São Paulo, sábado, 07 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

POR UMA SÃO PAULO MAIS ZEN
Ana Ottoni/Folha Imagem


Ex- roqueiro, ex-enfermeiro, o monge japonês Keitaro Hayashi mora há quatro anos no Brasil e vai comandar a "Cerimônia do Fogo Sagrado", amanhã, para purificar a cidade; impressionado com o número de crimes hediondos, ele resolveu fazer o ritual, uma fogueira gigante que queima os carmas; em tempos eleitorais, é bom que capriche na oração
O júri e a mulher

O assassinato da jornalista Sandra Gomide pelo namorado, Antonio Pimenta Neves, vai virar tese de doutorado. A pesquisadora Alessandra Rinaldi, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, deve incluir o caso em um estudo antropológico sobre crimes passionais no Brasil, do século 19 até os dias atuais.
Num estudo preliminar que fez para apresentar na Anpocs (Associação Nacional de Pesquisa em Ciências Sociais), Alessandra estuda os assassinatos de Ângela Diniz por Doca Street e de uma dona-de-casa por seu marido -ambos no final da década de 70.
O marido foi condenado. Matou uma mulher considerada exemplar. Doca só foi condenado num segundo julgamento. Ângela era uma mulher tida como excessivamente liberal.
A pesquisadora quer mostrar que o percurso moral da mulher morta em relação ao parceiro ainda influi no julgamento -a favor do réu. Embora não se espere que a mulher seja "do lar", a questão do que seria o comportamento feminino ideal nos dias de hoje aparece na discussão dos crimes passionais.

AMOR, ESTRANHO AMOR
Nicéa Pitta ficou indignada com a entrevista que Paulo Maluf deu esta semana ao "SPTV". Quando referiu-se a Pitta, Maluf o chamou de "alguém de cor". Nicéa já declarou que vai registrar um BO contra o candidato por racismo.
Ela jura que não é por amor ao ex-marido. "Estou junto com o Movimento Afro-Brasileiro, que diz que eu sou mais negra até que o Pitta."

GRACEJO
Antonio Carlos Magalhães diz que já tem sugestão de nome para o prédio do TRT de São Paulo, se ele for mesmo finalizado: são Dimas, o protetor de todos os ladrões.

RAINHA DA PRAIA
A paulistaníssima Lygia Fagundes Telles acaba de ganhar, pelo conjunto da obra, o Prêmio Golfinho de Ouro, do governo do Rio de Janeiro. Lygia vai receber o prêmio em novembro (o valor é de R$ 50 mil). Ela concorria com Ferreira Gullar.

REPOUSO
Maria Regina, mulher de Antonio Ermírio de Moraes, está de molho desde as eleições. Ela rompeu um tendão na região do ombro e teve de ser operada na Beneficência Portuguesa. A recuperação deve levar 40 dias.
O percalço fez o empresário cancelar uma viagem de quatro dias que faria a Londres.

PRIMEIRA NORA
Evangelina Seiler, a namorada de Paulo Henrique Cardoso, será a coordenadora do Espaço Cine Cultural. A primeira exposição comandada por Van Van é "A Imagem do Som de Chico Buarque", com trabalhos de Adriana Varejão, Cabelo, Leda Catunda e Cristina Salgado.

PARTITURA
Francis Hime está tão envolvido com a composição da "Sinfonia do Rio de Janeiro de São Sebastião" que abandonou até suas caminhadas pelo Jardim Botânico. Para não deixar de praticar exercícios, ele instalou sua esteira junto ao piano.

ATLAS
Nuno Mindelis já pode ir decorando o mapa-múndi: seu disco "Blues on the Outside" fez bonito na Alemanha; o Japão encomendou, e o pessoal da Macedônia acaba de pedir para que o disco seja vendido por lá.

PANCAKE
A maquiadora inglesa Joan Hills foi convidada para dar assessoria à equipe de caracterização de "Os Maias", próxima minissérie da Globo. O diretor Luiz Fernando Carvalho pediu que a equipe fosse fiel à reconstituição da maquiagem das européias do século 19.

A CARA DO BRASIL
O cineasta Paulo Rufino, que já trabalhou com Ana Carolina e Rogério Sganzerla, embrenhou-se no Mato Grosso para produzir documentários sobre as paisagens brasileiras. O primeiro é sobre a Chapada dos Guimarães.

NIRVANA
Philip Glass assina o prefácio de "Tibete, Himalaia, Oceano de Sabedoria", da brasileira Cláudia Proushan. Glass tem, sobre a cabeceira da sua cama, duas fotos que ela tirou no Tibete. Ele escreveu: "Claudia captou a essência e a espiritualidade do Tibete, com a generosidade e elegância que só ela tem".

E-mail:
bergamo@folhasp.com.br
Colaboraram CRISTINA RAMALHO E LUCIANA COSTA


CURTO-CIRCUITO
A Companhia Athletica do MorumbiShopping será ampliada. A área passa de 1.400 m2 para 5.500 m2. A festa de inauguração será no dia 30 de novembro. A Le Lis Blanc inaugura um quiosque no shopping Iguatemi para vender as camisetas da Shimmy, sua nova etiqueta. Michel Assef, advogado do ex-técnico da seleção brasileira, Wanderley Luxemburgo, participa do "Cartão Verde" de amanhã. Arnaldo Antunes participa do encerramento do "Música Ligeira", domingo, no teatro Crowne Plaza. Fez tanto sucesso a festa Gradiente Energy, no velódromo da USP, que a próxima parada será no Rio. O Jazzy faz sua segunda festa desde que se tornou um clube privê, na segunda, às 22h.



Texto Anterior: Filmes e destaques da TV paga
Próximo Texto: Televisão - Daniel Castro: Record contrata agência para melhorar imagem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.