São Paulo, segunda-feira, 07 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

TV PAGA

Mozart do cinema

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Em "Ladrão de Casaca" (Telecine Classic, 20h05), Cary Grant é um ladrão aposentado. Mas essa é uma categoria que não tem como demonstrar sua aposentadoria, de maneira que cairá em suas costas a culpa de roubos que não praticou.
Como se trata de um filme de Hitchcock, ele terá de demonstrar sua inocência. Ele tem lá sua sorte: está na Riviera Francesa e tem Grace Kelly do seu lado.
Não é o maior Hitchcock, mas lá estão a melodia, o ritmo inequívoco, a elegância, a agilidade, o equilíbrio. Alguém disse: é como Mozart na música, sempre igual, sempre diferente, sempre genial. Então, "Forever Mozart", como diria Godard.
Na ponta do moderno atritivo, tão diferente e também notável, está "Christine, o Carro Assassino" (Cinemax Prime, 21h30), de John Carpenter.

FILMES

Milagre na Pista 2
SBT, 14h15.  
(Miracle Lane 2). EUA, 2000, 120 min. Direção: Greg Beeman. Com Frankie Muniz, Rick Rossovich. Menino com deficiência física grave, que o aprisiona a uma cadeira de rodas, aspira a repetir os êxitos atléticos do irmão. O título já mastiga o que virá depois. Feito para a TV. Inédito.

Bebês Geniais
Globo, 15h50.  
(Baby Geniuses). EUA, 99 , 99 min. Direção: Bob Clark. Com Kathleen Turner, Christopher Lloyd. Bebê genial põe a perder planos de fazer fortuna de uma dupla de médicos que planejava faturar sobre sua descoberta: a de que bebês nascem inteligentíssimos. Será o diretor Bob Clark um desses bebês que perderam toda a inteligência? Em todo caso, sua filmografia mais parece uma folha corrida. Inédito.

Gasparzinho e Wendy
Globo, 21h55.   
(Casper Meets Wendy). EUA, 1998, 90 min. Direção: Sean McNamara. Com Hilary Duff, Shelley Duvall. Nosso conhecido Gasparzinho, fantasma simpático, faz amizade com Wendy, bruxinha do bem. Juntos, eles combaterão bruxo malvado. Diversão familiar para TV. Inédito.

Xica da Silva
Bandeirantes, 22h15.   
Brasil, 76, 117 min. Direção: Carlos Diegues. Com Zezé Motta, Walmor Chagas. Xica (Motta) é a escrava por quem cai de amores um riquíssimo fidalgo (Chagas), o que leva a uma relativa subversão de costumes (e, por tabela, política) no Brasil colonial. A miscigenação como festa, num filme de grande sucesso. Pode-se discutir o otimismo de Diegues, mas não a eficácia: o filme fez muito sucesso.

Intercine
Globo, 1h50.
Nesta segunda-feira, os telespectadores-votantes poderão optar entre o drama "Vivos!" (93, de Frank Marshall, com Ethan Hawke e Vincent Spano) e a comédia "Golpe Sujo" (78, de Colin Higgins, com Goldie Hawn e Chevy Chase).

Caçada Humana
Globo, 4h.  
(Bloodfist 7: Manhunt). EUA, 94, 95 min. Direção: Jonathan Winfrey. Com Don "The Dragon" Wilson, Jonathan Penner. Depois de salvar garota de bando de marginais, homem acaba sendo acusado de assassinato e é forçado a fugir. Para demonstrar sua inocência, precisa desafiar bandidos e policiais. Princípio hitchcockiano, desenvolvimento dragoniano. (IA)

Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.