São Paulo, quarta-feira, 07 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comentário

Adulta melancólica se torna criança leve

EDGARD SCANDURRA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Adriana Partimpim é o nome fantasia que uma grande cantora brasileira adotou, como se fosse uma heroína das histórias em quadrinhos, para fazer seu projeto dedicado às crianças.
O que me chama a atenção nessa artista é que, quando ela canta aos adultos, deixa amostras, aqui e ali, de um certo tom de melancolia em suas músicas.
Eu me sinto identificado com isso, afinal, sou meio tristinho em boa parte do tempo. Penso que pessoas assim costumam ver com muito carinho as crianças e a infância, pois, certamente, gostariam de, vez ou outra, voltar a viver o que as lembranças afetivas trazem. E, como sou assim, imagino que Adriana Calcanhotto em seu alter ego também o seja.
Gostei muito do som desse disco. Da produção limpa e moderna, da sua voz impecável e, principalmente, da escolha do repertório -de onde destacamos, eu e minha filha Estela, de 5 anos, "O Trenzinho do Caipira", de Villa-Lobos e Ferreira Gullar, a canção "Alface", de Edward Liar e Augusto de Campos, a já conhecida "Na Massa", de meu compadre Arnaldo Antunes e David Morais, e outra versão incrível -dessa vez feita por Zé Ramalho para uma canção de Bob Dylan- chamada "O Homem Deu Nome a Todos Animais".
Já posso imaginar as crianças cantando essas canções com toda a propriedade que elas possuem quando ouvem músicas de que de fato gostam. Não conheço Adriana pessoalmente, mas me identifico com suas duas identidades. Tanto a mais existencialista quanto a leve e carinhosa face que ela mostra às crianças.
Ambas estão repletas de amor, pois é isso que devemos dedicar aos adultos e às crianças. Um amor que, como ela mesma diz nesse disco, "está sempre louco para amar".

EDGARD SCANDURRA é cantor, compositor, guitarrista e integrante do Pequeno Cidadão



Texto Anterior: Música: Calcanhotto dá canções autorais a Partimpim
Próximo Texto: CDs/DVD
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.