São Paulo, quarta, 7 de outubro de 1998

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NETVOX
Internet tem recorde de acesso com eleições

MARIA ERCILIA
Editora de Internet

É ambíguo o saldo da eleição mais informatizada que já aconteceu no Brasil até hoje. A urna eletrônica garantiu uma apuração mais rápida, mas nunca se viu tanta fila e confusão na hora do voto.
Já os resultados da apuração do TSE, divulgados na Internet, tiveram um efeito inesperado. Durante a segunda-feira de disputa miúda e medida, as parciais da apuração acabaram por ajudar a construir a imagem das pesquisas como vilãs. Exemplo disso foi a eleição para governador no Distrito Federal, que começou com uma vantagem grande para Cristovam Buarque. Ao longo do dia, os resultados acabaram confirmando a pesquisa de boca-de- urna do Datafolha, que indicava um segundo turno entre Buarque e Joaquim Roriz.
Pesquisa é uma construção aproximada da verdade que está nas urnas. Mas o que se viu na segunda é que meia urna não vale uma pesquisa inteira -o excesso de dados parciais acabou por gerar uma impressão falsa.
Recorde
Mas resultado da apuração na mão é bom, todo mundo gosta e pelo jeito todo mundo foi atrás. O site "UOL nas Eleições", que vinha tendo uma média de 30 mil "page views" por dia, chegou a 900 mil no domingo (cada "page view" significa o acesso de alguém a uma página do site). A audiência total do UOL chegou perto de dez milhões de "page views" no mesmo dia (9.995.554), segundo Caio Túlio Costa, diretor-geral do UOL -foi o recorde do site. "Ainda não temos dados da segunda- feira, mas a audiência foi ainda maior", afirma. "Tivemos de fazer várias manobras para melhorar o acesso."
O site ZAZ também teve um recorde. "Entupiu nossos servidores em dez cidades", afirma Marcelo Lacerda, diretor da empresa. "A média de acesso da nossa home page é de 280 mil page views por dia; no domingo, chegou perto de 600 mil." Os dados de segunda ainda não foram calculados, mas, segundo Lacerda, o acesso subiu 40% em relação à média.
Provavelmente na segunda- feira a audiência dos 11 provedores que reproduziram o resultado das apurações foi ainda maior (ainda não havia dados a respeito no fechamento desta edição). O acesso era lento na maioria deles, indicando aumento de tráfego.
No domingo, a maioria das pessoas deve ter assistido à cobertura pela TV, mas, na segunda, muita gente que estava trabalhando no computador aproveitou para conferir as parciais ao longo do dia.
O TSE foi espertinho: evitou em parte o congestionamento em suas páginas, fazendo uma parceria com 11 sites. Como quem caía em sua página podia optar por um deles, o tráfego foi dividido por 11.
Mesmo assim, de acordo com Paulo César Camarão, diretor de informática do TSE, o número de hits no site chegou a 13 milhões entre as 8h e as 21h da segunda-feira (cada hit representa uma imagem ou página de texto -uma página pode representar vários hits). "Entre as 21h de segunda e as 8h de terça, tivemos mais 12 milhões", afirma Camarão. "Estamos no limite da nossa capacidade." O número do TSE é surpreendentemente alto, se considerarmos que o site funcionou apenas como ponto de partida para outros endereços.
O início da divulgação das parciais atrasou cerca de duas horas e meia, mas foi um avanço logístico em relação à última eleição, quando os dados foram divulgados exclusivamente na página do TSE, causando um engarrafamento brutal que acabou quase impossibilitando o acesso ao site.
Infelizmente no Brasil não há nenhuma empresa aferindo o tráfego geral da rede. Mas os números dos provedores e do TSE indicam que deve ter sido o dia mais movimentado da Web no Brasil até hoje.

Brasileiros são finalistas de festival em Londres
Seis sites brasileiros são finalistas do London International Advertising Awards, o mais prestigioso prêmio de publicidade do mundo: o site de J.R. Duran (www.jrduran.com.br), da No Media, e cinco sites do Studio Web (www.studioweb.com.br) - as campanhas do Unibanco, Credicard/MTV, Unibanco Seguros e Itaú

NOTAS

Ondas e Cabos
A Anatel finalmente divulgou, no "Diário Oficial" do último dia 1, uma resolução que permite que as operadoras de TV a cabo testem o acesso à Internet também via cabo.
Enquanto isso, alguns provedores já oferecem formas alternativas -e mais velozes- de acesso. A Net já testa há algum tempo em Sorocaba o Virtua, um serviço de acesso à Internet via MMDS (microondas).
O grupo TV Filme, que transmite a TVA em Brasília, oferece na cidade o Link Express (www.linkexpress.com.br), um serviço de conexão também por MMDS. Os 1.500 usuários do Link Express são também assinantes da TVA e usam um "cable modem", além do modem normal.

Lycos compra Wired
A Lycos, empresa que controla o programa de busca de mesmo nome (www.lycos.com), acaba de comprar a Wired Digital por US$ 83 milhões. A Wired Digital (www.wired.com) é o que sobrou da Wired, comprada pela Condé Nast. É responsável por sites como a HotWired e a Wired News.
A transação tem um sabor um pouco melancólico: HotWired e Lycos já foram marcas muito importantes na Web. A HotWired foi o primeiro site de uma publicação a estrear na Web (em 94) e abrigou o primeiro banner de publicidade da Internet.
O Lycos reinava absoluto como programa de busca, antes do Altavista, que acabou por se tornar uma marca muito mais forte. O Wired News atrai hoje cinco milhões de visitantes por mês. A empresa anunciou ontem que vai investir de US$ 10 milhões a US$ 15 milhões numa campanha de publicidade no rádio e na TV.

E-mail: netvox@uol.com.br



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