São Paulo, sábado, 7 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bienal francesa traz brasileiros

da Reportagem Local

A partir de hoje, a França verá uma amostra significativa da produção de design brasileira, com a Bienal Internacional de Design, de Saint-Étienne, que vai até o dia 16 e acontece no Museu de Arte Moderna de Saint-Étienne e em mais quatro locais da cidade.
O Brasil comparece com duas mostras individuais. Uma dedicada ao arquiteto e designer Ruy Ohtake e a outra, ao estilista Alexandre Herchcovitch.
A bienal terá ainda trabalhos de Pedro Useche, Hugo França, Valter Bahcivanji, André Wagner, Fátima Bueno, Marcelo Rosenbaum e Ricardo Varuzza, além de peças criadas por alunos da Faculdade de Belas Artes de São Paulo.
O convite à participação dos brasileiros na bienal se deu em abril deste ano, durante o Salão Internacional do Móvel de Milão, que trazia entre seus segmentos a mostra "Brasil Faz Design", cuja curadoria foi da designer Marili Brandão, juntamente com Fábio Magalhães, diretor-presidente do Memorial da América Latina, e com o arquiteto e crítico italiano Vanni Pasca.
"Fomos procurados por organizadores da bienal e nos interessamos em participar, pois Saint-Étienne tem tradição em design e em arquitetura", diz Brandão.
Os organizadores da bienal selecionaram alguns dos participantes da "Brasil Faz Design" para a mostra em Saint-Étienne.
Segundo Brandão, a opção por programar individuais de Ohtake, mais conhecido pelo seu trabalho arquitetônico, e do estilista Alexandre Herchcovitch foi uma forma de destacar os desdobramentos do design em outras áreas.
Entre os demais trabalhos de destaque da bienal se encontram obras de Gregori Warchavtchik, morto em 1972, cujos móveis despojados e de formas simples ainda surpreendem pela modernidade. Outro integrante da mostra é o designer Pedro Useche, venezuelano radicado no Brasil há 14 anos. Useche participa com "Revisteiro Eixo nº 7", trabalho que também concorre ao 12º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.
A peça, que serve para apoiar revistas e livros, consiste em um eixo de madeira que fica preso à parede cortado por prateleiras flexíveis feitas de alumínio. (BG)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.