São Paulo, sexta-feira, 07 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Abril" dá novo passo em direção ao Oscar

FRANCESCA ANGIOLILLO
DA REPORTAGEM LOCAL

Com o anúncio, anteontem, do conceituado prêmio do National Board of Review de Nova York, "Abril Despedaçado", de Walter Salles, se aproxima um pouco mais de disputar o Oscar 2002 de melhor filme estrangeiro.
A associação não é de críticos, senão de pessoas ligadas a cinema, mas sua lista -em que "Abril" figura em segundo lugar entre os estrangeiros- é um relevante termômetro do Oscar.
Em 2000, por exemplo, reconheceu a atuação de Julia Roberts em "Erin Brockovich", o chinês "O Tigre e o Dragão" como melhor filme estrangeiro e Steven Soderbergh como diretor -igual à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
O fato de "Abril" ter perdido o primeiro lugar, por dois votos, para "Amores Brutos" não diminui suas chances: o filme mexicano já concorreu ao Oscar 2001.
"Foi uma bela surpresa", disse Salles, por telefone, de Londres, onde "Abril" será exibido no domingo para os votantes do Bafta -o Oscar do cinema britânico.
"Não esperávamos um resultado tão positivo tão cedo porque o filme só estreará no dia 12 nos EUA. O resultado do National Board veio de uma única exibição [em 30/11", e nem todos os membros puderam assistir e, portanto, votar nele", comemora Salles.
Seu longa anterior, "Central do Brasil", fora premiado pelo Board em 98, bem como o desempenho de Fernanda Montenegro, que levou ainda o Globo de Ouro e, junto com o filme, concorreu ao Oscar. "Abril" segue o rastro: foi exibido, no dia 29, à Hollywood Foreign Press Association, que, no dia 20 que vem, anuncia o Globo.



Texto Anterior: Cinema/estréia: "Sexualidade no Brasil é parecida com a australiana"
Próximo Texto: "Urbania": Filme expõe decadência do centro paulistano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.