São Paulo, sexta-feira, 07 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUÍDO

"Banquete dos Mendigos" vem com nova versão

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

A música brasileira está saudosista, mas quer fazer tudo de novo. Nesta segunda-feira, no Teatro Municipal de São Paulo, ganha nova versão -com novo repertório- o histórico show "O Banquete dos Mendigos", que em 73 representou um grito pelos direitos humanos (e, no subtexto, contra a tortura) e atiçou a intensificação da censura do regime militar contra a MPB.
Do elenco original, só ficam Jards Macalé (então coordenador do espetáculo-manifesto) e Johnny Alf. Substituindo nomes como Chico Buarque, Paulinho da Viola, Milton Nascimento e Jorge Mautner, entram Lenine, Zeca Baleiro, Chico César, Rappin" Hood, entre outros.
A primeira versão resultou num disco duplo da RCA (hoje BMG), que permaneceu proibido pela Censura até 1979. Em CD, está censurado até hoje, mas pelo desinteresse das gravadoras. O Itaú Cultural, que patrocina a nova edição, diz que vai gravá-la, mas não sabe se virá a editá-la em CD.


Texto Anterior: Música: Pulp
Próximo Texto: Hip hop ao vivo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.