UOL


São Paulo, domingo, 07 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Graciliano inspira musical infantil

FREE-LANCE PARA A FOLHA, DO RIO

Vem de Graciliano Ramos (1892-1953) a inspiração para a tentativa da Globo de resgatar os grandes musicais infantis que produziu nos anos 80. A partir do dia 21, a emissora coloca no ar "A Terra dos Meninos Pelados", baseado no conto homônimo do autor de "Vidas Secas".
Com cenários como labirintos, personagens como árvores e aranhas falantes e um elenco de crianças sem cabelo nem sobrancelha, o musical contará a história de Raimundo (vivido por Herval Silveira), um menino sem nenhum pêlo no corpo e com um olho de cada cor que, cansado das gozações dos colegas, parte para a imaginária Tatipirun, onde as crianças são como ele. "O projeto nasceu da saudade dos grandes musicais infantis", diz a diretora de núcleo da Globo Denise Saraceni, que coordena o musical.
Surgido inicialmente como um especial com uma hora e meia de duração, "A Terra dos Meninos Pelados" foi transformada numa microssérie com quatro capítulos, que serão exibidos dominicalmente às 13h. "Transformar em microssérie foi a parte mais difícil, porque cada episódio tem de ter começo, meio e fim", diz o diretor-geral Márcio Trigo.
A parte musical vem com, entre outros, Skank, Detonautas, Pato Fu e Gabriel o Pensador.
Cláudio Lobato, um dos responsáveis pela adaptação do conto, diz que foram inseridos personagens e histórias do folclore brasileiro e até da mitologia grega. "Desdobramos os personagens que são apenas citados no conto de Graciliano Ramos."
De acordo com Luís Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação, a emissora está buscando investir em música. "A Globo não está satisfeita com o tratamento dado à música na programação, ainda não chegamos a um caminho satisfatório."
Se agradar, "A Terra dos Meninos Pelados" pode se tornar programa fixo em 2004. (CC)


Texto Anterior: TV: Elenco é aposta para renovar "BBB 4"
Próximo Texto: Televisão: Limite afasta estrangeiro da mídia, diz especialista
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.