São Paulo, quarta-feira, 07 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA/"FIRST IMPRESSIONS OF EARTH"

Strokes faz álbum mais elaborado

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

"First Impressions of Earth", o terceiro álbum dos Strokes, chega às lojas, no formato CD, em 2 de janeiro. Mas, desde a semana passada, as 14 músicas do disco pararam na internet, em MP3, blogs e sites de troca de arquivos musicais.
Em entrevista à revista "Bizz", o baterista da banda, o carioca Fabrizio Moretti, comparou este novo CD a "uma escultura", enquanto os outros dois, "Is This It" (2001) e "Room on Fire" (03), seriam "desenhos sobre papel".
Percebe-se que a metáfora encaixa bem. "First Impressions..." é um disco bem mais elaborado do que seus antecessores e, talvez até por isso, menos imediato.
Vê-se por "Juicebox", o single que está nas rádios e ganhou um vídeo picante. Quando apareceu, "Juicebox" parecia a pior coisa que a banda já tinha feito; hoje, a canção ganhou pelos detalhes e, ao vivo, possui ainda mais força.
O álbum é produzido por David Khane, enquanto os dois primeiros tinham a mão de Gordon Raphael. "You Only Live Once", que abre o disco, foi tocada no Brasil, durante os shows do quinteto no Tim Festival, em outubro. Em essência, é a "mais Strokes": guitarras que parecem ir até um limite, nunca são exageradas; a bateria solta, funkeada; e o vocal meio desesperado/exagerado de Julian Casablancas. Era assim em "Last Nite", "The Modern Age", "The End Has No End", "I Can't Win", algumas das melhores do grupo.
"Heart in a Cage", também mostrada por aqui, chega quase a um hard rock. "Razorblade" é uma surpresa boa, cujo refrão ("Meus sentimentos são mais importantes do que os seus") empresta a melodia de "Mandy", do doce Barry Manilow...
As surpresas vão aparecendo. "Electricityscape" tem timbres de bateria de rock progressivo; depois vem "Killing Lies", balada que vai deixando de ser balada. Se muitos já citavam Velvet Underground como referência ao se falar de Strokes, "Fear of Sleep" só vai fazer isso aumentar; "Ize of the World" está mais para um Smiths tocando a uns 180 km/h.
"On the Other Side", com uma guitarra reggae, está colada a "Vision of Division", que começa com uma bateria pesada; esta dá lugar a "Ask Me Anything", uma balada tosca, em que Julian reclama que "não tem nada a dizer, nada a esconder". E assim segue o CD, o mais variado da banda.


First Impressions of Earth
    
Artista: The Strokes
Lançamento: Sony BMG (em janeiro)
Quanto: a definir


Texto Anterior: Visuais: Revolução gráfica de Amilcar ganha livro
Próximo Texto: Cinema: "2 Filhos de Francisco" investe na ida ao Oscar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.