São Paulo, quinta, 8 de janeiro de 1998.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AS PALAVRAS DA MÚSICA

"O entretenimento foi uma das poucas formas encontradas pelos negros de serem eles mesmos e de fazerem uma conexão, não somente com sua própria raça, mas com pessoas de todas as cores. Ter feito parte disso tudo ainda me mata de susto."
Etta James, cantora, na introdução do livro "Heart & Soul"

"Blues são canções de desespero. Gospel é a canção da esperança. Quando você canta o gospel, você sente que há uma cura para o que está errado. Quando você está imerso no blues, não tem coisa alguma na qual confiar."
Mahalia Jackson, cantora, citada no livro "Heart & Soul"

"Há muitos artistas que interpretam a linguagem do jazz. Músicos, é claro, e pintores, escultores e poetas também. As cores, as estruturas, as histórias que eles contam dividem uma certa força de expressão. Um borrifo de um Chagall pode soar como Bird."
Clark Terry, trompetista, na introdução do livro "Seeing Jazz"

"Eu nunca tinha pensado antes em como é formidável a relação entre o músico e seu instrumento. Ele tem que preenchê-lo, esse instrumento, com a respiração da vida. Ele tem que obrigá-lo a fazer o que ele quer. E um piano é apenas um piano."
James Baldwin, escritor, citado no livro "Seeing Jazz"

"Cada coisa que você escuta determina a direção em que você vai. Você apenas acompanha a música. E se você acompanha a música, você pode ir a qualquer lugar."
Steve Lacy, saxofonista, citado no livro "Seeing Jazz"

"A arte afirma plasticamente a antiga verdade de que vida é ritmo equilibrado. A arte sempre realiza esse equilíbrio na vida."
Piet Mondrian, pintor, citado no livro "Seeing Jazz"



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.