São Paulo, segunda-feira, 08 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série mostra a vida de dona de casa com transtorno de identidade

Personagem de Toni Collette para de tomar remédios para conhecer alter egos

CLARICE CARDOSO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Se é verdade que é preciso assumir diferentes máscaras ao longo da vida, Tara Gregson, personagem de Toni Collette em "United States of Tara", é dessas que levam isso a sério.
Na série que estreia hoje na Fox, ela é uma dona de casa com transtorno dissociativo de identidade e tem ao menos três alter egos que surgem em situações que fogem ao seu controle. Cada um a seu jeito, compõe estereótipos ambulantes que renderam a Collette um Emmy e um Globo de Ouro.
Escrito por Diablo Cody (a ex-stripper que levou o Oscar por "Juno" em 2007) e com produção de Steven Spielberg, "United States of Tara" começa quando Tara resolve parar com os remédios e descobrir o que originou a condição. Eis que surgem as personalidades.
T é o lado adolescente. Tem 16 anos, fuma maconha, masca chiclete e ajuda Tara a falar com a filha e o marido sobre sexo. Já Alice é uma dona de casa tradicional, de comercial de margarina, que toma a frente para manter a família unida.
Tão caricatural quanto as outras, mas mais realista, Buck é um veterano de guerra que não tira o cigarro da boca, ama armas, motos e pornografia e usa o jeito durão para defender Tara e seus entes queridos.
Juntos, sabem de tudo o que acontece com Tara que, quando "volta", não se lembra de nada. Assim, mais do que protegê-la de situações hostis, expressam sentimentos reprimidos e exploram seus limites.
São como uma metáfora para as facetas femininas de Tara, que tenta gerenciar os papeis de mãe, mulher e profissional.
Para além da interpretação de Collette e dos bons diálogos de Cody, o que sobra é o retrato de uma família que vive seus dramas comuns enquanto lida com a condição da matriarca: o marido é sexualmente frustrado, a filha busca afirmação e o filho descobre sua sexualidade.


UNITED STATES OF TARA

Quando: estreia hoje; segundas, às 22h, na Fox
Classificação: 16 anos




Texto Anterior: Beyoncinhas
Próximo Texto: Bio de Kiki em HQ chega ao Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.