São Paulo, segunda-feira, 08 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

"Mandela" documenta os anos do apartheid

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Digamos que não existe uma enorme diferença entre o que "Invictus", o filme de Clint Eastwood atualmente em cartaz nos cinemas, propõe em termos ficcionais e o que "Mandela" (TC Cult, 22h; livre) replica em termos de documentário.
A diferença é que "Invictus" concentra sua ação em um só momento (bela lição aos nossos cinebiógrafos que insistem em contar histórias estilo "do feto ao túmulo"), enquanto "Mandela" se estende no tempo. O principal, o mais desconhecido, porém, vem da documentação que o filme apresenta sobre os anos do atroz apartheid na África do Sul.
Por falar em atrocidades, o mesmo canal traz "Katyn" (17h20; 16 anos), o filme de Wajda sobre a matança de poloneses (militares e professores, em particular) pelos russos, no começo da Segunda Guerra.
Por fim, impossível não mencionar "Quem Quer Ser um Milionário?", ganhador do Oscar do ano passado, para o qual o canal TC Premium solta os previsíveis fogos (às 19h55; 14 anos).


Texto Anterior: Televisão / O melhor do dia
Próximo Texto: Outro Canal - Andréa Michael: Série "Labirinto" une crime na TV e ligação do além no celular
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.