São Paulo, sexta-feira, 08 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"ASSALTO À 13ª DELEGACIA"

Obra estréia hoje no país

Para Hawke, filme de ação era chance de não se levar tão a sério

LUCIANA COELHO
DE NOVA YORK

Com uma melancolia desconcertante transbordando dos olhos azuis e a voz serena expondo dúvidas existenciais parecidas com as dos personagens que fizeram sua fama, o ator Ethan Hawke, 34, jura que não quer se levar mais tão a sério. Como é difícil de acreditar, ele resolveu dar a prova à maneira hollywoodiana: fazendo um filme de ação.
O resultado chega hoje ao Brasil sob o nome de "Assalto à 13ª Delegacia", remake de policial feito por John Carpenter nos anos 70 no qual Hawke vive o policial Jake Roenick.
"Estava procurando uma coisa divertida para não ir direto de "Antes do Pôr-do-Sol" para uma peça na Broadway. Algo em que eu não me levasse tão a sério", disse ele a um pequeno grupo de jornalistas do qual a Folha fez parte em janeiro. "Com esse filme, ao menos eu posso conviver."
Para escolher o roteiro, pesou a despretensão dos produtores. "Não é como refazer "Lawrence da Arábia" ou "Casablanca", é um filme que só cinéfilos conhecem e saberão que se trata de um remake." Outro fator que ele diz ter levado em conta foi a produção de Jeffrey Silver, com quem trabalhara em "Dia de Treinamento".
Indagado se se sente pressionado a assumir a pele de um herói de ação, ele divaga: "Pode até haver pressão, mas a única pressão que eu sinto é aquela que eu mesmo coloco sobre os meus ombros".
O ator, declaradamente um insatisfeito consigo mesmo que se frustra por não ser ainda mais produtivo, minimiza o fato de se desdobrar entre atuação, direção e roteiro de filmes (o de "Antes do Pôr-do-Sol" concorreu ao Oscar) e ainda escrever romances. "Estou tentando deixar de ser assim. Sei que não preciso. Mas o fato é que os dias mais criativos são meus dias mais felizes."


Texto Anterior: "Vozes Inocentes": El Salvador revisita seu conflito civil
Próximo Texto: Crítica: Refilmagem fica presa ao cárcere psicológico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.