São Paulo, sábado, 08 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A procura da manchete em dia de pouca notícia

DA REPORTAGEM LOCAL

Não é todo dia que se faz história. De fato, parece mesmo mais difícil chegar à manchete de um dia qualquer. Às 12h da última terça, por exemplo, ninguém fazia idéia do assunto que ocuparia o alto da capa da Folha.
Na sala central e envidraçada da Redação, editores faziam a segunda reunião do dia. Pelo "viva voz", Vinicius Torres Freire, secretário de redação, conversa com Valdo Cruz, diretor da Sucursal de Brasília. "O [ex-ministro Antonio] Palocci está onde?", pergunta Torres Freire. "Na casa dele", responde Cruz. "Ainda é a casa de ministro?", insiste o secretário. "É. Ele tem 60 dias para sair."
"Temos alguma pista nova desse caso?", continua o secretário. "Por enquanto, não", diz Cruz.
Reunião das 17h. Circulam boatos de que uma "bomba", prometida pelo advogado José Roberto Batochio, poderia desestabilizar o ministro Márcio Thomaz Bastos. "Isso tudo ainda é boato?", pergunta Vaguinaldo Marinheiro, secretário-interino de redação. "É boato", responde Cruz. "Assim sendo, qual é o abre do material?", quer saber. "Palocci depõe amanhã", responde Cruz -um fato burocrático, importante, mas que não revela nada. O reconhecimento da falta de assunto provoca risos na sala.
Às 19h15, Vaguinaldo atende um telefonema de Brasília. A notícia é que o Ministério Público pedirá a quebra do sigilo telefônico de Palocci e de assessores de Thomaz Bastos. Às 19h30, sai a primeira manchete: "Pedida quebra de sigilo de Palocci".
Às 22h15, finalmente, notícia: Batochio se apresentou como defensor de Palocci. Enquanto os repórteres esperavam pelo advogado num hotel de Brasília, Palocci depôs, em casa, à Polícia Federal. Nova revelação: o ex-ministro havia sido indiciado pela suspeita de quebra de sigilo bancário. Vaguinaldo liga para Brasília. Repõe o telefone no gancho e avisa aos redatores: "A manchete vai mudar. Será "Palocci depõe na PF e é indiciado"." O título anterior vira uma chamada menor, abaixo. A nova capa está pronta.


Texto Anterior: Folha lança nova edição de livro de primeiras páginas
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.