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RODAPÉ
O camaleão e o monstro
MANUEL DA COSTA PINTO
COLUNISTA DA FOLHA
Um dos modos de caracterizar
um poeta consiste em identificar sua proximidade em relação à tradição literária. Não vai aí
qualquer juízo de valor: os epígonos podem ser autores geniais ou
diluidores; as vozes solitárias podem revelar o talento inclassificável ou o escriba sem classe. Marcelo Sandmann e Paulo Scott, cujos livros comento aqui, não pertencem a nenhum desses extremos, mas estão em extremidades
opostas quanto à forma de dialogar com seus pares.
"Criptógrafo Amador" é o segundo livro do curitibano Sandmann. Como indica o título, seus
poemas trazem "criptografadas"
várias referências a outros escritores, revelando um domínio do
verso que nada tem de "amador".
Tal descrição sugere um autor
cerebral e supõe leitores cultos,
capazes de apreciar seu virtuosismo técnico e decifrar suas citações. De fato, há nesse livro camaleônico vários trabalhos escritos
"à maneira de" algum poeta pertencente à tradição. Entretanto, a
variedade de formas mostra a relação irônica que Sandmann
mantém com o cânone literário.
"Pato ao Tucupi (Uma Breve
Digressão Herói-Cômica)", por
exemplo, é uma longa e hilariante
paródia de "Os Lusíadas", com
estrofes de oito versos repletas de
inversões sintáticas típicas da
época de Camões. O tema cantado por seu "sublimado aedo", porém, é a história nada edificante
de um sujeito surpreendido pela
polícia enquanto consumia cocaína com a amante:
"Memória inda metida em torvelim,/ A nuca dolorida e latejando,/ Aos poucos, de mansim, assim-assim,/ Do transe atroz me
fui recuperando./ A tudo explicar,
tintim por tintim,/ Em torpe distrito foram-me instando,/ Jurando haver ali crocodilagem,/ Incluso já me vi na carceragem."
E, na série "15 Paesianas (À Paisana)", ele reelabora frases célebres (de Vinicius de Moraes e
Nietzsche a expressões publicitárias), transformando-as em
"ready mades", num procedimento aprendido com os epigramas de José Paulo Paes.
Os poemas de Sandmann, como ele mesmo define, são "exercício de acasos premeditados". Esse
oxímoro denota sua estratégia de
escolher ao léu os autores com os
quais dialoga, porém usando-os
para formular imagens de precisão, dentro de uma poética em
que a função crítica é dominante
-como se lê em "3 Postais", retratos dolorosamente líricos de
moradores de rua, "centauros do
cu-do-mundo" reunidos em torno de fogueiras que crepitam como "piras funerárias".
Essa náusea ético-poética aparece em primeiro plano nos dois
livros recém-lançados pelo gaúcho Paulo Scott: "Senhor Escuridão" e "A Timidez do Monstro".
Ao contrário do que ocorre com
Sandmann, não se percebe nele
qualquer traço de diálogo com
outras literaturas.
Se fosse necessário apontar afinidades, Scott poderia ser descrito como uma contrapartida poética da "Geração 90", pelo tom
anárquico e por aquela atração
pelo abjeto, pelo sinistro, que encontramos na prosa de Ronaldo
Bressane ou Joca Reiners Terron.
Os poemas de Scott estão sempre no limite da inteligibilidade,
com imagens que nascem menos
das correspondências entre som e
sentido que do atrito entre palavras que pertencem ao campo semântico da escatologia e da alucinação: "Caducam caduco/ as partes podres da maçã/ o cadafalso
que arrota/ salmoura logo pela
manhã/ e entre os nós de alegria/
o muco", escreve num poema de
"A Timidez do Monstro".
Scott passa ao largo dos valores
dominantes da poesia brasileira
(contenção lírica, construtivismo); prefere ser um "procurador
de migalhas", transitando com
suas mãos trêmulas de insônia
entre bares sórdidos e quitinetes
com torneiras que gotejam imagens de pesadelo e suicídio.
Manuel da Costa Pinto escreve quinzenalmente neste espaço
Criptógrafo Amador
Autor: Marcelo Sandmann
Editora: Medusa
Quanto: R$ 25 (88 págs.)
Senhor Escuridão
Autor: Paulo Scott
Editora: Bertrand Brasil
Quanto: R$ 25 (160 págs.)
A Timidez do Monstro
Autor: Paulo Scott
Editora: Objetiva
Quanto: R$ 29,90 (112 págs.)
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