São Paulo, segunda-feira, 08 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Vanguarda teen

Está correndo como rastilho de pólvora entre os estudantes de segundo grau de São Paulo as performances dos alunos do Colégio Vera Cruz numa atividade organizada pela escola para a disciplina de português.

Trata-se de um happening em que os alunos são estimulados a fazer algo transgressivo, que cause impacto no ambiente escolar. Uma das alunas entrou correndo na sala de aula e, vestida como a fada Sininho, de Peter Pan, beijou a professora na boca. Em outra turma, alunas trocaram bicotas.

Pais moderninhos se assustaram, mas a escola conseguiu explicar o sentido pedagógico da experiência. Ao invés de estudar em livros as vanguardas artísticas européias, os alunos são convidados a vivenciá-las.

MEU BEM
Unibanco, Itaú e Bradesco devem participar do leilão de privatização do BEM, o Banco do Estado do Maranhão, em junho, a pedidos. O Banco Central ficou com medo que a venda fosse um fracasso e convocou os três para darem uma força.

TITANIC
O boeing da Vasp está cada vez mais vazio. Depois de José Carlos da Rocha Lima, que deixou a Vaspex para montar empresa concorrente, e da publicitária Silvana Tinelli, chegou a vez de Ruy Nogueira, porta-voz da companhia, pedir o boné. Estuda proposta dos mercados financeiro e publicitário.

MAL-ME-QUER
Eliseu Padilha, ministro dos Transportes, e Francisco Dornelles, do Trabalho, andam se estranhando por causa da greve dos caminhoneiros.


Falaram mal um do outro até para o presidente Fernando Henrique.

FORA DO AR
Estava agendada na Globo uma entrevista com representantes do Sindicato dos Guardas Civis de São Paulo. A pauta: irregularidades na corporação.Ao descobrir o tema, o secretário de Governo, Carlos Augusto Meinberg, procurou rapidamente os insatisfeitos.

As reivindicações foram atendidas e a entrevista, cancelada.

NO AR
A diretora de operações do Jornal Nacional, Jô Mazarollo, vai assumir a direção da Rede Globo Nordeste. O cargo era ocupado há quase 20 anos pela jornalista Vera Ferraz. A troca faz parte das novas diretrizes da emissora, que passa a ter maior controle sobre as afiliadas.

BROCHURA
A 16ª Bienal Internacional do Livro registrou negócios de R$ 7,3 milhões nos quatro primeiros dias de funcionamento, com 404 mil exemplares vendidos. Um em cada dois visitantes saiu da bienal com pelo menos um livro debaixo do braço.

OUTRAS PALAVRAS

Ana Ottoni/Folha Imagem


O prazer de ser multimídia

Desde que trocou a publicidade pela dramaturgia, Adriana Falcão não perde o gás. Entrou para a Globo colaborando com a "Comédia da Vida Privada", participou da adaptação do "Auto da Compadecida" e acaba de ser convocada para a nova fase do "Muvuca" junto com Luis Fernando Verissimo.

Na literatura estreou com "A Máquina", premiado com o selo "Altamente Recomendável", e escreve com a filha Tatiana o roteiro de uma comédia romântica para o cinema. Ainda encontra tempo para dividir com o marido João Falcão o texto do novo musical de Chico Buarque.

MINGAU
Alcione encarou as panelas para oferecer um jantar na casa de José Maurício Machline com iguarias do Maranhão. O must foi uma farofa de Neston. Lúcia Veríssimo pediu a receita.

A TRILHA
A simpatia de Yoko Ono, viúva de John Lennon, pelo Brasil foi decisiva para que a Intelig conseguisse a liberação da música "Imagine" para embalar seus comerciais, produzidos pela Talent. A música só tinha sido usada no Japão e da França.

BAIÃO-DE-DOIS
Rita Marley ficou tão impressionada com a apresentação de Gilberto Gil no PercPan que vai levar a nora, a cantora Lauryn Hill, ao show do baiano na edição parisiense do festival, no final do mês. A viúva de Bob Marley quer que Lauryn grave um CD em parceria com Gil.

CURTO-CIRCUITO

Laura Wie estréia hoje no "Metrópolis" com um novo cenário, um painel do artista plástico Gonçalo Ivo. São cinco telas com texturas que levam a galhos de árvores.

A Galeria 111 de Lisboa apresenta a mostra autobiográfica "Série Invólucro", de Alex Flemming. O artista plástico leva aos portugueses 35 obras, que retratam sua técnica preferida: pintura sobre superfícies não-tradicionais.

A designer Adriana Kurc expõe suas jóias esta semana na Frederic Chopin, nos Jardins.

O ministro Paulo Renato vai relatar três experiências brasileiras de sucesso ao secretário de Educação dos Estados Unidos, Richard Riley. Eles vão participar de um seminário em São Paulo, nos dias 11 e 12.

Lúcia Cortez Mendonça lança livro de poesias hoje no Le Tan Tan. O ator Raul Cortez irá ler alguns poemas no evento.

E-mail: bergamo@folhasp.com.br
Colaboraram ELIANE TRINDADE E LUCIANA COSTA


Texto Anterior: Filmes e T¨V Paga
Próximo Texto: Outro Canal - Anna Lee: Globo define suas novas minisséries
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.