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Especialização marca estilo
da Reportagem Local
Em 1953, alguns instrumentistas da Sinfônica de Viena criaram,
sob a liderança de Nikolaus Harnoncourt, o Concertus Musicus,
conjunto que fixou o projeto de
restaurar a afinação e a morfologia dos instrumentos renascentistas e barrocos.
Só assim seria possível interpretar compositores como Praetorius, Purcell ou Bach de acordo
com a linguagem estética que lhes
foram contemporâneas.
Em 1962 Harnoncourt grava
uma versão histórica dos seis
"Concertos de Brandemburgo",
de Bach. Iniciava-se uma corrente
que só no final dos anos 80 se tornaria hegemônica no repertório
dos séculos 16 a 18.
O movimento se alastrou com a
ajuda de regentes e musicólogos
como Gustav Leonhardt, Reinhard Goebel, William Christie,
Helmut Rilling e tantos outros.
É dentro dessa corrente que
nasceram The English Concert e
seu mentor Trevor Pinnock.
A chamada "música de época"
parte do pressuposto que as inovações técnicas dos instrumentos
não constituem necessariamente
um "progresso". Dependendo do
repertório a ser executado podem
significar o oposto.
Mesmo com o esporádico oportunismo, próprio a qualquer movimento que de vanguarda virou
também modismo, o mérito da
música de época está no surgimento de conjuntos especializados em fatias do repertório.
As grandes orquestras sinfônicas deixaram de interpretar Bach
pelo simples fato de na época de
Bach inexistirem essas orquestras. Ao mesmo tempo as sinfonias de Mozart ou Haydn se beneficiaram do conhecimento acumulado por formações menos intérpretes, especializadas no período clássico -segunda metade do
século 18 e início do 19.
(JBN)
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