São Paulo, quarta-feira, 08 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Emissoras ‘passam sacolinha’ por TV digital

Divulgação
CAPACETE
A ciclista Renata Falzoni grava na Costa Rica para o canal pago ESPN Brasil; o especial, que vai ao ar neste mês, mostra a natureza e o futebol do país, terceiro adversário do Brasil na Copa


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Ainda divididas, as quatro principais emissoras de TV participam hoje em São Paulo do lançamento da "idéia" de criação de uma estação de TV digital que irá operar na cidade durante dois anos, a partir do final de 2002.
Com custo estimado em R$ 10 milhões, o projeto, intitulado "Piloto Brasil de TV Digital", irá funcionar como um laboratório de testes de transmissões, recepções e de aplicações, como interatividade entre telespectador e emissora e formatos de publicidade.
Para bancar parte do projeto, as emissoras contam com a adesão de fabricantes de equipamentos, de agências publicitárias e de universidades. Esperam, por exemplo, a doação de equipamentos por fabricantes, reduzindo os custos de manutenção e operação. Será criada uma empresa sem fins lucrativos com sócios-cotistas. Os sócios poderão fazer transmissões e testar recepção e novos produtos. O público deverá ter acesso à nova tecnologia em receptores em shoppings.
Os engenheiros de todas as TVs defendem as transmissões pelo padrão japonês, mas isso não é consenso nas cúpulas. SBT e Band, por exemplo, acenam com simpatia ao padrão dos EUA, que oferece vantagens econômicas. Por isso, ainda há dúvida se a estação digital irá operar nos três padrões (europeu, norte-americano e japonês) ou só no que o governo escolher _isso se a decisão, prevista para julho, não for adiada.

OUTRO CANAL

Rolo 1
O departamento jurídico da Globo nega informação transmitida anteriormente pela assessoria de imprensa da emissora de que bares, restaurantes e hotéis não poderão gravar em vídeo jogos da Copa do Mundo e exibi-los durante o dia a seus clientes.

Rolo 2
Segundo o jurídico, a Globo irá abrir mão "dos direitos autorais", desde que as exibições sejam na íntegra. Comunicado sobre o assunto, publicado na segunda, é confuso. Um sindicato enviou nota a afiliados dizendo que é proibido exibir videoteipes.

Rolo 3
Detalhe: o comunicado é assinado por Globo e Globosat. O mesmo texto tem duas interpretações: para a Globo, que não fará fiscalização, a proibição não vale; para a Globosat, continua valendo.

Babado
A Globo está reeditando o "Caldeirão do Huck" do próximo sábado. Entra um musical já gravado de Claudio Zoli no lugar do pagodeiro Belo, que teria recebido em sua casa ligações de traficante.

Sobe
O capítulo de anteontem de "O Clone" bateu todos os recordes: 58 pontos de média, 64 de pico e 74% de "share".

Na mesma
A estréia de José Luiz Datena na Rede TV! levantou o ibope da emissora de 5 para 7 pontos. O "Cidade Alerta", com Ney Gonçalves Dias, se manteve em 9. Sonia Abrão (8 pontos) e Marília Gabriela (2), no SBT, também ficaram na média anterior.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: Filmes e TV paga
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.