São Paulo, sábado, 08 de maio de 2004

Texto Anterior | Índice

ILUSTRADA

Governo do país proíbe a realização de "Amnesia", que seria co-produzido pela França

Filme de Makhmalbaf é censurado no Irã

DA REDAÇÃO

O diretor iraniano Mohsen Makhmalbaf, autor de "A Caminho de Kandahar", não obteve permissão do Ministério de Cultura e Orientação Islâmica do Irã para realizar seu próximo projeto, disse ontem a sociedade francesa que é co-produtora do filme. "Amnesia", escrito por Makhmalbaf, deveria começar a ser rodado em Teerã nos próximos meses. "O filme era uma mensagem a favor da liberdade de criação, através da história real de um censor de filmes cego", explicou a co-produtora.

Comédia
Para tentar escapar da censura, o produtor de um outro filme iraniano, "Marmoulak" (o lagarto), marcou uma sessão especial com dois aiatolás que querem proibir a exibição da fita, que já é um sucesso no país. O produtor Manouchehr Mohammadi disse que esperava convencer os líderes islâmicos de que a comédia não tinha como objeto as autoridades religiosas do país. "Quem se opõe baseia seus julgamentos naquilo que ouviu dos que não conseguiram entender a verdadeira mensagem do filme", disse o produtor.
Mohammadi disse que os aiatolás Naser Makarem Shirazi e Ahmad Jannati concordaram em assistir ao filme em sessão fechada.
"Esperamos acabar com as ambiguidades depois do encontro com Shirazi e Jannati, cujas opiniões são decisivas para nós".
Jannati, que declarou não ter visto o filme, disse nesta semana que sua exibição deve ser confrontada, pois "o filme ridiculariza os clérigos, cria corrupção social". A produção narra as aventuras de um ladrão que se disfarça de religioso para escapar da prisão e descobre as vantagens da vida dos clérigos no Irã. Seu lançamento foi atrasado em um mês enquanto os censores discutiam se deviam proibi-lo, e o filme ganhou o apreço dos moderados, que destacaram as transformações morais do protagonista.


Texto Anterior: "Papa" armênio visita o Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.