São Paulo, sábado, 08 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Papa" armênio visita o Brasil

ESPECIAL PARA A FOLHA

O líder da Igreja Apostólica Armênia, Catholicós Karekin 2º, está no Brasil pela primeira vez, para participar de eventos, incluindo uma missa que ele celebrará amanhã em São Paulo.
Nascido em um vilarejo próximo a Etchmiadzin, em 1951, foi ordenado diácono em 1970. Em 1992, tornou-se arcebispo e, em 1999, após a morte do patriarca Karekin 1º, 450 autoridades religiosas e civis o elegeram novo líder da igreja. "As comunidades armênias foram criadas e se multiplicaram em vários países, especialmente após o genocídio armênio promovido pelos turcos-otomanos no início do século 20. No Brasil, também há uma comunidade armênia que recebe a liderança espiritual e os cuidados da Igreja da Armênia. Esperamos que os valores da cultura espiritual Armênia multipliquem as orações no Brasil", diz o patriarca. Há cerca de 40 mil armênios e descendentes no Brasil.
Para Ochin Leon Mosditchian, assessor da exposição, "a visita é a confirmação de que nestas terras se construiu uma importante coletividade armênia". O Brasil estabeleceu relações com o país em 1992, pouco após sua independência. Além de promover o fortalecimento da Igreja Apostólica Armênia, o patriarca mantém boas relações com outras denominações cristãs. (PDF)


Texto Anterior: Arte: Exposição revela tradição religiosa cristã da Armênia
Próximo Texto: Ilustrada: Filme de Makhmalbaf é censurado no Irã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.