São Paulo, sexta-feira, 08 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Fotos Mastrangelo Reino/Folha Imagem
LIMÃO VERDE
Representante do concretismo, o poeta Décio Pignatari lança o livro infantil para adultos "Bili com Limão Verde na Mão"

Pombo-correio

Eliana Tranchesi, dona da Daslu, disparou cartas nos últimos dias a parceiros comerciais da butique para dar a sua versão sobre a detenção e a sentença que a condenou a 94 anos de prisão. Diz ela que as "versões" divulgadas por autoridades de que reincidiu no crime de sonegação não são verdadeiras e que apenas responde a uma "suposta infração aduaneira devido a uma divergência de interpretação da lei que estava em vigor no ato da importação" que fez no porto de Itajaí, em SC, em 2005.

OBRIGAÇÃO
Eliana afirma na carta que se sente na "obrigação de esclarecer" os fatos. Ela foi condenada por participar de organização criminosa que agiu "reiteradamente" para não pagar impostos, segundo a condenação. Ao determinar a prisão, a Justiça, na primeira instância, entendeu também que o crime de importação fraudulenta havia sido praticado mesmo depois da abertura de processo. Eliana foi libertada um dia depois por determinação do TRF (Tribunal Regional Federal).

A DEFESA É O ATAQUE
A comissão formada pelo Ministério da Justiça para discutir mudanças no Código Eleitoral já tem pronta proposta para acabar com a situação de, no caso de prefeito ou governador serem cassados por fraudes eleitorais, o segundo colocado assumir o cargo mesmo sofrendo acusações parecidas-como ocorreu recentemente na Paraíba. A ideia é adotar o chamado viés dúplice: o vencedor, acusado de fraude, poderia trazer o segundo colocado ao processo, apresentando também suas acusações contra o adversário. Os dois casos seriam julgados ao mesmo tempo.

PADRÃO OLÍMPICO
A contratação de Ana Paula Padrão faz parte do projeto de reforçar a cobertura olímpica da Record. Ela deve ancorar o telejornal ao vivo de Londres (na Olimpíada de 2012), de Guadalajara (no Pan de 2011) e de Vancouver, em 2010.

OPERAÇÃO BENEDITO
A Subprefeitura de Pinheiros vai realizar amanhã uma "operação de saturação", junto com a Polícia Militar, na praça Benedito Calixto, em Pinheiros, para tentar acabar com o comércio ambulante ilegal que surge em torno da tradicional feira do local. "As pessoas chegam com isopores vendendo bebida alcoólica, e o local também está atraindo uma aglomeração de travestis, o que inibe o pessoal da feira", diz o subprefeito Nevoral Bucheroni. "Os restaurantes da praça acabam tendo que fechar mais cedo." A operação deve ser repetida aos sábados até que o problema seja resolvido.

REI NO GARGAREJO
Roberto Carlos vai ser espectador de luxo do show do projeto Itaúbrasil no dia 26, em que divas da MPB cantarão seus maiores sucessos. Como só fará uma participação no final da apresentação, ele pediu para ficar na plateia, na frisa mais próxima do palco do Teatro Municipal de SP, durante quase todo o espetáculo.

DOIS E DOIS
E, por sugestão de Roberto, Marina Lima vai cantar "Como Dois e Dois" no show.

 


Ele disse à diretora Monique Gardenberg que a música "ficará perfeita na voz dela".

SEM NEPOTISMO
O Ministério Público foi consultado sobre a possibilidade de haver conflito de interesses caso o colecionador Heitor Martins seja eleito presidente da Fundação Bienal. A mulher dele, Fernanda Feitosa, aluga o pavilhão da instituição, no parque Ibirapuera, para a feira SP Arte, dirigida por ela. A Promotoria afirmou que, caso ele tome posse, basta registrar em ata que o contrato de locação, válido até 2015, foi fechado na gestão anterior.

SINDICATO
Dispensado há quase dois anos da rádio Cultura, o jornalista Salomão Schwartzman ganhou uma ação na Justiça em que teve reconhecido seu vínculo trabalhista com a empresa. Seus advogados pedem cerca de R$ 1,5 milhão relativos a direitos como férias e 13º salário. Schwartzman pede também indenização por danos morais, já que teria sido "humilhado" na hora da demissão. A rádio Cultura não comenta argumentando que o processo ainda está "em fase de recurso".

CURTO-CIRCUITO

A COMPANHIA AFRICANA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA Georges Momboye faz turnê brasileira em junho. Em São Paulo, se apresenta nos dias 26, 27 e 28 no Teatro Municipal. 12 anos.
A BANDA MUNDO LIVRE S.A. volta a São Paulo para duas apresentações no CB Bar, nos dias 12 e 13 de maio. No repertório, músicas como "Meu Esquema". 18 anos.
O PROMOTOR WILSON TAFNER abre hoje sua exposição de pintura "Para Não Dizer que Não Falei das Flores", no ateliê Ponto, na rua Artur de Azevedo, em Pinheiros.
O BANDOLINISTA DANILO BRITO faz três shows, de hoje a domingo, no Auditório Ibirapuera. Livre.
O DJ CARLO DALL'ANESE apresenta hoje seu set de house progressiva no clube Moon Disco, no Itaim Bibi. 18 anos.
LULA QUEIROGA lança seu terceiro álbum solo, "Tem Juízo Mas Não Usa", no dia 21 de maio, no Sesc Pompeia. 12 anos.

com ADRIANA KÜCHLER e DIÓGENES CAMPANHA



Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Astúcia narrativa do criador de "Lost" renova série mítica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.