São Paulo, sexta-feira, 08 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Música

Programa disseca LP de Jards Macalé

MARCUS PRETO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Charles Gavin segue em sua garimpagem. "O Som do Vinil", programa em que o baterista dos Titãs investiga os bastidores da criação de álbuns clássicos da música brasileira, abre hoje sua terceira temporada "biografando" o pouco conhecido "Aprendendo a Nadar" (1974), de Jards Macalé.
Por seu clima experimental, o segundo LP do compositor firmava sua fama de artista "maldito". "Maldito era quem não estava inserido naquele contexto geral, era a diferença", ele explica no programa. "O único problema desse disco era o rádio que não o tocava."
Na prática, "são músicas exacerbando a dor de cotovelo de Lupicínio Rodrigues e Nelson Cavaquinho". Além do próprio Macalé, as fontes ouvidas no programa se resumem ao jornalista Luís Carlos Maciel, e ao poeta Chacal, autor de algumas letras do disco.
Para os não iniciados no artista, o primeiro bloco do programa resume bem sua história que inclui apresentações polêmicas em festivais da canção, exílio em Londres e uma participação fundamental no mitológico álbum "Transa" (1972), de Caetano Veloso.
Nesta temporada, "O Som do Vinil" disseca ainda os discos "Nós Vamos Invadir Sua Praia" (1985), do Ultraje a Rigor, "Alucinação" (1976), de Belchior, entre outros.


O SOM DO VINIL

É quando:hoje, às 21h30
Onde: Canal Brasil
Classificação: não informada



Texto Anterior: Música: Maquinado e Guizado tocam juntos em SP
Próximo Texto: Televisão/Crítica: "Intensidade" de ator estraga "Sede de Viver"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.