São Paulo, sexta, 8 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente é destaque no cinema

CLÁUDIA PIRES
da Reportagem Local

A figura do presidente dos Estados Unidos sempre foi um prato cheio para os roteiristas de Hollywood. Um dos exemplos mais recentes é o filme "Mera Coincidência" ("Wag the Dog"), que estréia hoje em São Paulo.
Estrelado por Robert De Niro e Dustin Hoffman, o filme mostra com ironia os bastidores e as intrigas que cercam a Casa Branca.
Mas não é de hoje que o cinema americano demonstra interesse especial pela vida presidencial.
Entre os filmes mais lembrados está "Todos os Homens do Presidente" (1976). Nele, Robert Redford e Dustin Hoffman interpretam os jornalistas do Washington Post que desvendaram o escândalo Watergate, protagonizado pelo presidente Richard Nixon.
O presidente também foi o tema de "Nixon", de Oliver Stone, estrelado por Anthony Hopkins. Ainda no terreno dos filmes baseados em histórias reais, "JFK, A Pergunta Que Não Quer Calar" (1991) mostra as investigações do assassinato de John Kennedy.
Já na ficção, um dos exemplos de sucesso é "Independence Day" (1996), no qual Bill Pullman comanda um ataque a uma invasão alienígena no 4 de julho.
Outro filme que agradou ao público foi "Força Aérea Um" (1997), em que o presidente vivido por Harrison Ford faz peripécias dignas de Indiana Jones a bordo do avião presidencial sequestrado.
A fixação pela figura do chefe da Nação também abriu espaço para histórias românticas como em "Meu Querido Presidente", em que a personagem de Annette Benning se apaixona pelo presidente charmoso e solitário interpretado por Michael Douglas.
Jack Nicholson também já teve sua chance de personificar o presidente dos EUA. Seu personagem em "Marte Ataca" (1996) é um dos mais memoráveis e cômicos da carreira do ator.
"Mera Coincidência" também é um filme engraçado. Conta como os assessores do presidente forjam uma guerra para desviar a atenção do público de um escândalo sexual. Tudo isso com a ajuda de um produtor de Hollywood.
O interesse pelo assunto, porém, não é garantia de sucesso. A investida mais recente do cinema, "Primary Colors", estrelado por John Travolta, não teve a repercussão esperada. Cercado de grande promoção antes de sua estréia, vem registrando pouco retorno de bilheteria nos Estados Unidos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.