São Paulo, sexta, 8 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil vai receber homenagem

do enviado a Nova Orleans

O Brasil tem grandes chances de ser o país homenageado durante a 31ª edição do New Orleans Jazz & Heritage Festival, que vai acontecer no ano 2000.
A exemplo do Panamá, que foi homenageado em 98, um país é convidado anualmente a exibir seus músicos mais significativos, além de organizar uma mostra de seu artesanato e culinária.
"Essa é uma maneira que encontramos de trazer a Nova Orleans artistas que jamais poderiam fazer turnês pelos EUA", disse à Folha Gabou Mendy, do conselho de diretores do festival.
Os critérios para a escolha do homenageado passam pelas afinidades culturais entre Nova Orleans e esse país. Até a semana passada, Brasil e Cuba estavam igualmente cotados.
No entanto, ao ser informado de que o Brasil completará 500 anos em 2000, o diretor do festival não escondeu sua excitação frente ao impacto da data.
"Esse é um dado que certamente levaremos em conta na hora da escolha", disse Mendy, que já contatou Paulinho Albuquerque, consultor do Free Jazz Festival, para ajudá-lo a organizar o evento.
Quanto às afinidades entre o Brasil e Nova Orleans, os diretores do festival reconhecem a ligação:
"Várias pessoas que conhecem a Bahia já me falaram das inúmeras semelhanças com nossa cidade. Sem dúvida, somos povos irmãos", disse Dan Williams, outro diretor do festival simpático à escolha do Brasil. (CC)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.