UOL


São Paulo, domingo, 08 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internet já faz concorrência

DO COLUNISTA DA FOLHA

DA REPORTAGEM LOCAL

Se você tivesse que optar por um celular, um computador com acesso à internet ou uma assinatura de TV paga, qual seria?
De acordo com uma pesquisa do Ibope realizada em outubro passado, a internet já é, de longe, a nova vedete do consumidor, com 61% de preferência contra 18% de pessoas que prefeririam o celular e 14% que assinariam uma TV. Outros 6% não escolheriam nenhum dos três, e 1% não opinou.
"Além de trazer um retorno muito maior, na internet você realmente escolhe o que e quando vai ver", defende o estudante Rodolfo Herrera, 20, que trocou a assinatura da DirecTV em sua casa pela chamada banda larga (conexão em alta velocidade) de internet há dois anos. "E hoje dá até para assistir a notícias de TV nos portais de internet", reforça.
Para a aposentada Vanderloiza Martins Pires, 60, que chegou a ter dois pontos de TV a cabo em casa, a "falta de novidades" na programação da Net está fazendo com que ela e o marido pensem em "desconectar" de vez o serviço. "Pelo preço que está e a situação pela qual o país está passando, acho que não compensa", lamenta Pires, que sabe de cor o número e o estilo de cada um dos canais Telecine de seu pacote de programação. "Mas eles repetem 550 vezes o mesmo filme", reclama.
Já o administrador de empresas Fabio Landim Garcia, 24, conta que não fica sem a sua TV paga. Assinante da TVA por um ano, Garcia trocou o serviço pelo da Net, que oferece pacote especial para assistir aos jogos do Campeonato Brasileiro. "Os canais de esporte são os mesmos, mas pela Net posso acompanhar os jogos do meu time", diz ele, que divide as despesas do pacote com um amigo torcedor do mesmo time.
Por fim, o caso da advogada Erika Nishiwaki, 26, fica bem no meio do caminho. Em busca de acesso rápido à internet, Nishiwaki, que mora em Santo André, optou pela assinatura do cabo da Canbrás (TVA), que reúne dois serviços em um, TV e internet. "Contratei o serviço por causa da internet, mas para isso sou obrigada a ter o pacote básico da TV. Tem o "Friends", o Discovery Channel, e mal assisto."



Texto Anterior: Realidade virtual
Próximo Texto: Para Globosat, em 2004 TV paga melhora
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.