São Paulo, quarta-feira, 08 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Curadoria recua dois milênios para encontrar raízes do retrato

DO ENVIADO A MADRI

Enquanto, na Bienal de Veneza, a curadora Bice Curiger apresenta obras com cerca de 500 anos para ampliar o conceito de contemporâneo, em Madri, no PhotoEspaña, Gerardo Mosquera retrocede 2.000 anos para rever a ideia de fotografia.
Com 13 retratos realizados entre os séculos 1º e 4, por pintores gregos, para as tumbas das necrópoles da cidade egípcia de Fayum, Mosquera apresenta o que seriam as primeiras "fotos de identidade", realizadas muito antes da invenção da fotografia, no início do século 19.
"São imagens fascinantes, não só pelo seu realismo mas em como estão bem preservadas", diz Mosquera.
"Centenas delas foram descobertas, mas nunca exibidas num conjunto como esse na Espanha", completa o curador.
O retrato, aliás, é o tema central dessa edição do festival, intitulado "Interfaces", que segue até 24 de julho, nos principais museus e galerias de Madri.
Com os retratos de Fayum, o curador aborda o uso da imagem como instrumento de identidade: "Eles foram criados como se fossem fotos de passaporte, mas para uma outra vida, já que identificavam múmias".
Junto com os retratos, exibidos no Museu Arqueológico Nacional, Mosquera apresenta um vídeo do artista contemporâneo albanês Adrian Paci, no qual um grupo de imigrantes permanece inerte numa escada de avião, como mortos-vivos.
Dentre as mostras paralelas à seção central, "O Louvre e seus Visitantes", do brasileiro Alécio de Andrade (1938-2003), na Casa da América, é das mais instigantes.
Na série de fotos -exibida no Brasil em 2010- estão registros que o fotógrafo radicado em Paris fez, ao longo de 30 anos, de pessoas no Louvre, relacionando-as a obras do museu.
Hoje, elas revelam não só o amor pela arte, como a transformação cultural e social, que se reflete na moda das últimas décadas do século passado. (FC)


Texto Anterior: Festival homenageia "pai dos paparazzi" em Madri
Próximo Texto: Música: New Young Pony Club prega equilíbrio entre alegria e tristeza
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.