São Paulo, Terça-feira, 08 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dr. Gachet tem mostra em NY

das agências internacionais

O Metropolitan de NY recebe até o dia 15 de agosto, pela primeira vez nos EUA, obras da coleção de um dos grandes mecenas do impressionismo: o dr. Gachet. A mostra traz obras de Cézanne, Renoir, Pissarro, Monet e Van Gogh.
"De Cézanne a Van Gogh: A Coleção do Dr. Gachet" reúne cerca de cem pinturas e desenhos que pertenceram ao médico francês Paul-Ferdinand Gachet, um grande amigo de Van Gogh, que cuidou do pintor holandês, hospedando-o em sua casa nos meses que antecederam ao seu suicídio, em 1890.
Apesar de amigo também de muitos outros impressionistas, como Monet, Pissarro, Guillaumin, Renoir e Sisley -pintores para quem posava-, emprestava dinheiro e fazia consultas médicas gratuitas, o dr. Gachet só ficou famoso mesmo em 1990, quando um retrato seu feito por Van Gogh foi vendido, na Christie's de Nova York, por US$ 82,5 milhões, batendo o recorde mundial de pintura (veja quadro nesta página).
A mostra foi organizada pelo Museu d'Orsay, em Paris, que detém o maior acervo impressionista do mundo. Além das telas da instituição francesa, a mostra conta ainda com obras hoje do acervo do Metropolitan e de várias outras instituições e coleções particulares européias e norte-americanas, como "Por do Sol em Ivry" (de Guillaumin), "A Casa do Dr. Gachet em Auvers" (de Cézanne), "Pinheiros em Louveciennes" (de Pissarro) e um segundo retrato do dr. Gachet realizado por Van Gogh.


Texto Anterior: Movimento se destaca no Masp
Próximo Texto: Luz do dia marcou escola
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.