São Paulo, Terça-feira, 08 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro e CD-ROM abordam tema

da Reportagem Local

O livro de ensaios "Modernidade e Modernismo - A Pintura Francesa no Século 19" (R$ 72,00), lançado em maio pela editora Cosac & Naify, primeiro dos quatro volumes da série "Arte Moderna: Práticas e Debates", é um amplo e fundamentado estudo sobre o desenvolvimento do impressionismo e suas relações com as características socioeconômicas da época.
O livro procura, além de dar um contexto histórico do movimento, criar no leitor um olhar crítico sobre a obra de arte, desvinculando-o da simples observação e aproximando-o de estâncias, como o papel do mercado e da crítica.
Enquanto o livro prima pelo apuro e profundidade, o CD-ROM "Impressionismo" (R$ 44,00), lançado pela Ática Multimídia, surpreende por sua superficialidade no tratamento das obras e autores do movimento.
Seu quadro cronológico, por exemplo, relaciona, sem qualquer contextualização, dados como uma exposição "particular" de Monet e "O Capital", de Marx. Também traz banalidades, como um jogo em que o espectador deve encontrar os pares de telas impressionistas. (CF)


Texto Anterior: Luz do dia marcou escola
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.