São Paulo, Terça-feira, 08 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
Estrelada pelo ator Brian Dennehy, a peça de Arthur Miller ganhou prêmios de melhor direção e ator principal
"Death of a Salesman" leva quatro Tony

RENATO FRANZINI
de Nova York

Confirmando as expectativas, a peça "Death of a Salesman" ("A Morte do Caixeiro Viajante") foi a grande vencedora da 53ª edição do Tony, o Oscar do teatro norte-americano, ganhando quatro das seis categorias em que concorria.
A cerimônia de entrega dos prêmios, com três horas de duração, aconteceu anteontem à noite no teatro Gershwin em Nova York.
Estrelada pelo veterano ator de filmes de Hollywood Brian Dennehy ("Cocoon" e "F/X - Assassinato sem Morte"), "Death of a Salesman" ganhou os prêmios de melhor remontagem, ator principal, atriz coadjuvante e diretor.
A peça de Arthur Miller, que questiona o "sonho americano" ao mostrar a decadência da família do vendedor Willy Loman, é considerada um clássico do teatro dos EUA. Dennehy se tornou o primeiro intérprete de Willy Loman a ganhar o Tony de melhor ator.
Para isso, venceu a disputa considerada a mais apertada da noite, contra Kevin Spacey ("Os Suspeitos") -protagonista de "The Iceman Cometh", que não ganhou em nenhuma das cinco categorias em que concorria.
Miller, 83, recebeu um Tony pelo conjunto de sua obra, que inclui peças como "As Bruxas de Salem". "Só o fato de estar aqui para receber o prêmio já um grande prazer."
Entre os espetáculos que estrearam nesta temporada, "Side Man", sobre a carreira de um músico de jazz numa época em que o gênero perdia espaço para o rock, recebeu o prêmio de melhor peça. "Fosse", uma reunião de números de dança de Bob Fosse, ganhou como o melhor musical.
A atriz inglesa Judi Dench ganhou o prêmio de melhor atriz por sua participação em "Amy's View". Dench ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante por "Shakespeare Apaixonado".


Texto Anterior: Televisão: MTV Movie Awards consagra "Quem Vai Ficar com Mary?"
Próximo Texto: Temporada foi pobre em musicais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.