São Paulo, terça, 8 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Kubrick compara Griffith a Ícaro em discurso

da Equipe de Articulistas

No dia 8 de março deste ano, Stanley Kubrick fez um raro discurso para agradecer a concessão do D.W. Griffith Award for Lifetime Achievement (Prêmio D.W. Griffith pelo Conjunto da Obra), do Directors Guild of America, a associação dos diretores de cinema dos EUA.
O cineasta não pôde comparecer ao Century Plaza Hotel de Los Angeles devido a rodagem de seu novo filme e sua imagem discursando foi projetada.
Historicamente um gênio marginal dentro da produção americana, Kubrick aproveitou a oportunidade para celebrar a ousadia incessante de Griffith ("O Nascimento de Uma Nação", "Intolerância"), comparando a ascensão e queda do pioneiro com o mito de Ícaro. Leia abaixo a íntegra de sua fala.

"Boa noite. Sinto não ter sido capaz de estar com vocês nesta noite para receber a grande honra que é o prêmio D.W. Griffith, mas estou em Londres fazendo 'Eyes Wide Shut' com Tom Cruise e Nicole Kidman. Agora devo estar no carro a caminho do estúdio, o que me lembra de uma conversa que tive com Steven Spielberg sobre a coisa mais difícil e desafiadora de dirigir um filme.
"E acho que Steven sintetizou-o da forma mais profunda possível. Ele achava que o mais difícil e desafiador na direção de um filme era sair do carro. Estou certo que vocês todos conhecem a sensação.
"Mas ao mesmo tempo, todo aquele que já teve o privilégio de dirigir um filme também sabe que, mesmo que possa ser como tentar escrever 'Guerra e Paz' num carro de batidas de um parque de diversões, quando você finalmente consegue fazê-lo direito não há muitas felicidades na vida que possam equivaler à sensação.
"Acho que há uma ironia intrigante ao batizar 'D. W. Griffith' este prêmio pela obra, pois a carreira dele foi uma lenda tão inspiradora quanto acauteladora. Os melhores filmes dele sempre estarão no ranking dos mais importantes já feitos e muitos deles deram a ele bastante dinheiro.
"Ele foi fundamental em transformar os filmes de uma novidade barata numa forma de arte e ele deu origem e forma a muito da sintaxe cinematográfica agora tida como natural. Ele se tornou uma celebridade internacional e seus protetores incluíram muitos dos principais artistas e estadistas de sua era.
"Mas Griffith esteve sempre pronto a se arriscar tremendamente em seus filmes e em seus negócios. Ele estava sempre pronto para voar mais alto. Ao fim, as asas do destino provaram ser, para ele, como aquelas de Ícaro, sendo feitas de nada mais sólido do que cera e penas.
"E, como Ícaro, as asas derreteram quando ele voou perto demais do sol e o homem cuja fama excedia a do mais ilustre cineasta de hoje passou os últimos 17 anos de sua vida posto de lado pela indústria cinematográfica que ele havia criado.
"Comparei a carreira de Griffith ao mito de Ícaro mas ao mesmo tempo eu nunca tive certeza se a moral da história de Ícaro deveria ser apenas, como em geral é aceito, 'não tente voar alto demais', ou se poderíamos pensar também 'esqueça a cera e as penas e faça um melhor trabalho nas asas'.
Uma coisa porém é certa: D. W. Griffith nos deixou um legado intrigante e inspirador e o prêmio em seu nome é uma das grandes honras que um diretor de cinema pode receber. É algo pelo qual eu humildemente agradeço muito a todos vocês".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.