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Trilha de Tom Zé se inspira em mulheres
DA ENVIADA A BELO HORIZONTE
Como sempre, Tom Zé deixou
a imaginação voar quando começou a conceber a música que o
grupo Corpo lhe encomendou
um ano atrás para o espetáculo
que estrearia em 2002. À medida
que o compositor reunia idéias
sobre um tema relativo ao amor,
veio à sua mente santo Agostinho,
o filósofo de origem italiana nascido no ano 354.
Filho de um pagão e de uma
cristã fervorosa, santo Agostinho
foi um dualista radical. Depois de
se entregar à luxúria na primeira
fase da vida, quando teve um filho, ele renunciou às paixões carnais para se converter moralmente e se tornar padre.
Além de se inspirar na sensualidade de santo Agostinho, Tom Zé
também pensou nas mulheres,
durante a criação de sua trilha sonora. "Eu estava preocupado com
o fato de o homem ter matado a
mulher", conta o compositor, esclarecendo que isso lhe veio à
mente por causa, por exemplo,
das brincadeiras pejorativas que o
homem criou sobre a mulher.
"Expressões populares como
"abrir as pernas" ou "ajoelhou tem
que rezar" revelam as grosserias
relacionadas ao sexo feminino",
prossegue Tom Zé, concluindo
que, sob essa condição, as mulheres só poderiam mesmo esconder
o seu interior dos homens que vivem lhes agredindo.
Simultaneamente a tais pensamentos, que determinaram as
"tonalidades conflitantes" de sua
trilha, o compositor foi desenvolvendo idéias musicais, cujas bases
rítmicas têm como fonte de inspiração as obras de Pixinguinha e
da família Carrasqueira.
Permeada pelas vozes de Vange
Milliet e Tetê Espíndola, a composição de Tom Zé promete inscrever-se entre as mais belas do repertório do grupo Corpo. Ao longo de sete movimentos, que, embora não sigam a estrutura literal
dos choros, são definidos como
tal, a trilha não economiza homenagens. Além de "Pixinguin-Rasqueira", vários trechos fazem alusões a personalidades da música
brasileira, como Hermeto Paschoal (em "Hermetório") e Yamandú Costa ("Yamanduzório").
Na base instrumental de "Santagustin" predominam a viola, o
piano e a percussão, entre os
quais não faltam as invenções de
Tom Zé, como o som "sampleado" hertzé e os chamados instrumentos de brinquedo, feitos de
apitos e cornetinhas.
Tecnicamente, as idéias musicais de Tom Zé foram concretizadas por Gilberto Assis, que fez do
computador um aliado e assina
em co-parceria a trilha do espetáculo da companhia.
(AFP)
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