São Paulo, segunda-feira, 08 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOWNLOAD

Divinos The Vines

LÚCIO RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

A banda é australiana, mora nos Estados Unidos, o lançamento é inglês, mas via internet os fãs de rock do Brasil podem mergulhar no olho do furacão pop. O babado da hora é o quarteto The Vines.
O grupo é capitaneado pelo esquisito Craig Nicholls, 24 anos, que tem comportamento confuso. Dizem que pode ir da mais completa alegria de viver às portas do suicídio em minutos.
Não tem jeito, o Vines aparece com o indefectível selo de "novo Strokes" ou, principalmente, "novo Nirvana" estampado nas costas. A referência à banda de Cobain remete ao princípio do Vines, já que, em barzinhos fuleiros de Sydney, Nicholls e colegas brincavam de "Nirvana cover".
Mas o meteórico hype do grupo divide opiniões. Há quem defenda que as músicas da banda são ótimas, mas que a pose rebelde é marqueteira. No mundo real, as lojas de discos inglesas registram, a partir de hoje, a chegada do CD de estréia do Vines, "Highly Evolved". Pelo zunzunzum indie formado nos últimos meses, parece que o que está sendo lançado é o novo Radiohead, ou, já, o segundo dos Strokes.
A galope, "Highly Evolved" ganha os EUA na semana que vem. E, mesmo com um único contato brazuca via entrevista na MTV Brasil, a EMI daqui tem orientação externa de aproveitar o calor e lançar o disco debute do Vines até o final do mês nas lojas brasileiras.
No mundo virtual, o Vines já é figurinha fácil desde o começo do ano. Para quem já enxugou as lágrimas do fim do Audiogalaxy e já tem carteirinha de sócio de um novo clube de MP3, dá para "experimentar" o Vines baixando da rede, enquanto o disco com a edição nacional não aparece nas prateleiras.
O primeiro mandamento do pop antenado é baixar e amar sob todas as coisas a canção "Highly Evolved", que dá nome ao disco. Levada pop, voz punk espetacular, guitarra idem.
O site oficial da banda, www.the vines.com, é um espetáculo visual e oferece o mais recente single dos garotos australianos, a porrada "Get Free". Nirvana, da era "Bleach", vive.
"Get Free", em vídeo, está dando sopa no site da "New Musical Express" (www.nme.com).
Experimente já o Vines. É dos melhores de sua saborosa safra.

O baterista Fabrizio Moretti, o brasileiro do espetacular Strokes, veio ao Brasil, mas não deve ter ouvido: no site do grupo carioca Los Hermanos (www.uol.com.br/loshermanos) há uma ótima cover para o hino "Last Nite".

lucio@uol.com.br



Texto Anterior: Coração é a imagem recorrente
Próximo Texto: Polêmica: Gravadoras pressionaram artistas por veto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.