São Paulo, quarta, 8 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disco do Maskavo Roots é pop, reggae, rock e baião como Brasília

da Redação

O convite para Paul Ralphes produzir "Siderado", do Skank, surgiu depois de sua produção de "Se Não Guenta Por Que Veio", segundo álbum da banda pop brasiliense Maskavo Roots.
"Foi ótimo trabalhar com ele. Ele é muito sensível e profissional", diz o baixista Ricardo Marrara.
Ralphes foi o responsável pela versão meio drum'n'bass de "Fora de Alcance", que destoa da sonoridade reggae-rock-baião-pop da banda.
Mas muito antes de qualquer incursão eletrônica, o Maskavo Roots era tida como uma banda de reggae -"erroneamente", segundo Vourakis- nos idos de 95, quando era formada por sete integrantes.
Nessa época, a banda lançou seu primeiro disco pelo extinto selo Banguela, com o hit "Tempestade", que ganha uma "versão 98" neste álbum, com participação nos vocais e guitarras e co-produção de Samuel Rosa, do Skank.
"Resolvemos não repetir a versão anterior, mas conciliar a nossa com a do Skank, que toca a música em seus shows", diz o guitarrista Rodrigo Prata.
De fato os mineiros gostaram mesmo da música. O Pato Fu fez uma versão da canção com introdução de "In Between Days", do Cure, em seu mais recente disco, "Televisão de Cachorro".
Agora, com quatro integrantes, a banda lança um disco com um pop acessível, fácil, com influências de reggae, baião (como a simpática cover de "Qui Nem Giló", de Luiz Gonzaga) e rock e com referências, nas entrelinhas, a Brasília, cidade em que esses ritmos são disseminados de modo uniforme.
A despeito de certas letras sexistas e que fazem loas à cerveja, como "Djorous" (erro adolescente cometido por quase todas as novas bandas nacionais), o horizonte, o céu, o sol, a poeira são sempre citados, numa clara identidade com a capital federal. "Adoramos Brasília e não pensamos em sair de lá", diz Vourakis.
"Brasília provoca uma relação de você com você mesmo. As amizades de lá são mais fortes, porque uma pessoa depende mais da outra. É por isso que formamos bandas. O que vai se fazer à tarde? Vamos ensaiar", afirma Vourakis.
Sobre o nome do disco, Prata explica: "Nós passamos por muitas fases desde o primeiro disco há três anos, como um problema com o empresário, o racha da banda. Tivemos todos os motivos para não continuar, mas continuamos". (MN)

Disco: Se Não Guenta Por Que Veio?
Banda: Maskavo Roots
Lançamento: Sony
Quanto: R$ 18, em média


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.