UOL


São Paulo, sexta-feira, 08 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Prontos para Detonar
SBT, 14h15.
  
(Ready to Rumble). EUA, 2000, 107 min. Direção: Brian Robbins. Com David Arquette, Oliver Platt. Dois malucos por luta livre fazem o que podem e sobretudo o que não podem para ajudar veterano ex-campeão.

Trem Desgovernado
Globo, 15h30.
 
(Final Run). Canadá, 99. Direção: Armand Mastroianni. Com Robert Urich, Patricia Kalember. Computador entra em pane, e trem controlado por ele está para ter desastre colossal. Feito para TV.

A Presa Perfeita
Record, 21h.
  
(The Perfect Prey). EUA, 98, 99 min. Direção: Howard McCain. Com Kelly McGillis, Bruce Dern. Chamada a desvendar um caso, uma detetive conclui que o psicopata em questão poderia ser um velho conhecido.

Tigrão - O Filme
SBT, 22h30.
  
(The Tigger Movie). Direção: Jun Falkenstein. EUA, 2000. Percebendo que a turma do ursinho Pooh rendia uma bela franquia, os produtores do desenho animado decidiram criar um longa para cada personagem. Dessa vez, o personagem é Tigrão, que decide ir procurar outros bichos da sua espécie quando leva uma bronca do coelho Abel.

O Tronco
Cultura, 22h30.
   
Brasil, 99. Direção: João Batista de Andrade. Com Antônio Fagundes, Letícia Sabatella. Ruptura entre coronéis do sul e do norte de Goiás, com ameaça de guerra entre os dois lados. Um honesto coletor tenta pôr panos quentes na situação. Adaptação bem-sucedida do romance de Bernardo Elis.

Gladiador
Globo, 23h05.
  
(Gladiator). EUA, 2000, 155 min. Direção: Ridley Scott. Com Russell Crowe, Joaquin Phoenix. Devido à longa duração, a emissora decidiu exibir o filme em duas partes. Nessa segunda parte, chega a hora de Maximus buscar a revanche contra Comodo. Inédito.

Terror e Êxtase
Bandeirantes, 1h45.
  
Brasil, 79, 100 min. Direção: Antônio Calmon. Com Denise Dumont, André de Biasi. Garota a quem só as drogas conseguem dar rumo na vida conhece bandido por quem se apaixona e cujas aventuras partilhará. Calmon, hoje escritor de novelas da Globo, foi um diretor de cinema muito talentoso, embora esse não seja um de seus principais filmes.

Intercine
Globo, 2h45.

Concorrem à exibição de sexta "Colcha de Retalhos" (95, de Jocelyn Moorhouse, com Winona Ryder, Ellen Burstyn) e "Desejos" (92, de Phil Joanou, com Richard Gere, Kim Basinger).

O Homem Eletrônico
Globo, 4h55.
  
(Circuitry Man). EUA, 89, 93 min. Direção: Steven Lovy. Com Dana Wheeler-Nicholson, Jim Metzler. A humanidade vive sob a terra, por conta da poluição; garota tenta executar uma missão antes de deixar a marginalidade. (IA)

Quando divórcio ainda era tabu

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

A pergunta é incontornável: será que "Divórcio à Italiana" (Eurochannel, 22h) sobrevive ao tempo e, sobretudo, às mudanças de costume?
Sim, houve um tempo em que certos países, como a Itália (e o Brasil), não tinham divórcio, por causa, prioritariamente, da tradição católica. E, no filme, Marcello Mastroianni não pode se divorciar.
A única solução possível é matar a mulher -desde que demonstre que ela era adúltera.
Ele vai, então, à luta. Talvez o filme tenha ajudado a pôr um pouco de bom senso na cabeça dos legisladores. O fato é que "Divórcio...", mesmo se seu problema já não existe, certamente é um documento de época e, mais, deve se beneficiar da delicadeza de Germi, um cronista de costumes como poucos.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Brasília urgente! Ouro em chute na vidraça!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.