UOL


São Paulo, sexta-feira, 08 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Compositor tem colaborações com cantora Björk

DA REPORTAGEM LOCAL

Matthew Herbert lançou discos sob uma série de nomes diferentes -Wishmountain, Radio Boy, Doctor Rockit, ou simplesmente Herbert- antes de pôr de pé o projeto da Matthew Herbert Big Band. Seu trabalho mais conhecido dos brasileiros, contudo, é sua colaboração com Björk, iniciada graças às colaborações de Herbert com o duo californiano Matmos.
No último disco de estúdio da cantora, "Vespertine", de 2001, Herbert participa da programação na faixa "Hidden Place", que abre o álbum. É dele também o remix de "Handshake", do EP duplo "Pagan Poetry", segundo single de "Vespertine". A partir de amanhã, Herbert e sua big band abrem os shows da cantora nos EUA em San Francisco e Los Angeles.
Mas sua história com a música eletrônica vem desde meados dos anos 90. Filho de um engenheiro de som da BBC, Herbert começou compondo trilhas para teatro enquanto estudava artes cênicas na Universidade Exter. Já naquela época, ele trabalhava com samples de objetos do dia-a-dia para compor sua música. Mesmo princípio que o levou a criar trilhas para o cinema e para desfiles de moda.
Em 96, ele lançou seus primeiros três discos: um de tecno, "Radio", como Wishmountain, um de electro-jazz, "Ready to Rockit", como Doctor Rockit, e um de house, "Part One", como Herbert. Desde então, vem usando esses heterônimos para dar vazão a diferentes projetos eletrônicos. (GW)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Crítica: Herbert abre nova trilha na fusão do jazz com eletrônica
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.