São Paulo, sábado, 08 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comentário/ 3ª Jornada Brasileira do Filme Silencioso

Jornada é muda, mas não silenciosa

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

A Jornada Brasileira do Filme Silencioso já se firmou como um dos principais eventos cinematográficos de São Paulo, por mais que "silencioso" me pareça substituto tão educado quanto manco para "mudo".
A prova vem da organização, que dá ênfase ao acompanhamento musical, mais uma vez sob a responsabilidade de Livio Tragtemberg, que faz parte de todas as sessões da Sala BNDES, a principal da Cinemateca Brasileira..
Na Cinemateca, conferência de Caroline Patte, hoje, às 17h, fala do trabalho de preservação levado pelos Arquivos Franceses do Filme, instituição criada em 1969. Às 19h, sessão com filmes dos Lumière, inventores do cinema, dá visão poderosa sobre o que criaram.
Alguns filmes prometem ser imperdíveis: "O Homem do Mar" (1920), de Marcel L'Herbier, "Maldone" (1928), de Jean Grémillon, "Salammbô" (1925), de Pierre Morodon -versão de Flaubert-, "The Patsy" ("Filhinha Querida"), de King Vidor (1928).
Sem falar da série de filmes anarquistas franceses, que valem por seu valor de registro (mas não só por isso).
Um momento especial se dará na Sala São Paulo, dos dias 13 a 16, quando "Études sur Paris" (1926) ("Estudos sobre Paris"), filme de André Sauvage, receberá a partitura original do brasileiro Almeida Prado. Ainda uma prova de que, embora mudos, esses filmes não são necessariamente silenciosos.


3ª JORNADA BRASILEIRA DE CINEMA SILENCIOSO
Onde: Cinemateca Brasileira (lgo. Senador Raul Cardoso, 207; tel. 0/ xx/11/3512-6111) e Sala São Paulo (pç. Julio Prestes, 16 ; tel. 0/xx/ 11/3223-3966)
Quando: Até 16/8
Quanto: grátis na Cinemateca; de R$ 30 a R$ 104 na Sala São Paulo
Classificação: 12 anos




Texto Anterior: Peça marca estreia de Andreato dramaturgo
Próximo Texto: Nova Lei Rouanet vai exigir retorno
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.