São Paulo, sábado, 08 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVROS

Obra reúne dicas e exemplos para jovens jornalistas

"Jornalismo Diário" traz orientações práticas reunidas pela responsável pelo Programa de Treinamento da Folha

Profissionais explicam como conseguiram driblar dificuldades concretas e expõem os pequenos truques da profissão

MARCOS STRECKER
DA REPORTAGEM LOCAL

Quando virou editora de Treinamento da Folha, em 1997, a jornalista Ana Estela de Sousa Pinto, 44, passou a pesquisar a melhor bibliografia para os cursos de formação de trainees. A intenção era encontrar manuais práticos, detalhados, "pé no chão". Encontrou esse material objetivo e didático principalmente nos EUA.
Doze anos depois, aproveitando a experiência acumulada no treinamento de trainees e o contato frequente com especialistas que dividiam as mesmas preocupações, inclusive os americanos, a jornalista criou um manual para quem deseja se iniciar na carreira.
"Jornalismo Diário", à maneira dos livros-texto, reúne o básico: como é a estrutura de um jornal, quais são os perfis indicados para as diferentes funções na Redação, o que é pauta, como escrever um texto limpo, informativo, claro.
Seus modelos são o "News Reporting and Writing" (escrevendo reportagens e textos jornalísticos, The Missouri Group, ed. Bedford e St. Martin's), e o "Writing and Reporting News" (que curiosamente tem a mesma tradução, ed. Wadsworth), de Carole Rich.
O livro discute o "caminho das pedras" para o sucesso na profissão. Apresenta fundamentos, traz orientações e discute em linguagem franca as mais diversas dificuldades. Ensina aos estudantes como aproveitar bem a faculdade e, aos iniciantes, como driblar a inexperiência.
Há desde formas de extrair as melhores informações a maneiras de organizar as notas, passando pelo exemplo concreto de como elaborar o currículo e se comportar em entrevistas de seleção.
Permeando os capítulos, jornalistas experientes lembram o início de suas carreiras e discutem sua experiência: Elio Gaspari, Janio de Freitas, Clóvis Rossi, Carlos Eduardo Lins da Silva, Celso Pinto, Sérgio Dávila e Fernando Rodrigues. Profissionais também explicam como driblaram dificuldades concretas e expõem os seus pequenos truques.
Os depoimentos pessoais e os pequenos "cacos" acrescentam humor e enriquecem a narrativa. A "técnica Columbo", por exemplo, ensina a extrair comentários quando o entrevistado relaxa na hora em que o gravador é desligado -uma alusão ao detetive do seriado de TV que se fazia de sonso para obter informações.
O livro traz remissões ao blog Novo em Folha (novoemfolha.folha.blog.uol.com.br), que é uma extensão do Programa de Treinamento em jornalismo da Folha. A própria autora foi aluna da primeira turma do programa. Formada em jornalismo pela ECA-USP, é responsável pela metade, aproximadamente, dos 400 profissionais que já saíram das 47 turmas organizadas desde 1988.


JORNALISMO DIÁRIO
Autora: Ana Estela de Sousa Pinto
Editora: Publifolha
Quanto: R$ 49,90 (344 págs.)




Texto Anterior: Rodapé Literário: Brilho e breu
Próximo Texto: Trecho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.