São Paulo, sexta, 8 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro traça painel latino

especial para a Folha

O livro "Cineastas Latino-Americanos - Entrevistas e Filmes" (Estação Liberdade), da jornalista Maria do Rosário Caetano, vai na contramão do desinteresse dos exibidores e da mídia brasileira pelo cinema que se faz em nosso continente.
Reunindo reportagens e entrevistas realizadas ao longo dos últimos 18 anos com 24 personalidades -entre cineastas, fotógrafos e um ator (o cubano Jorge Perugorría)-, o volume traça um generoso e vívido painel da cinematografia latino-americana.
Alguns dos entrevistados, como o argentino Fernando Solanas (de "Tangos, o Exílio de Gardel") e o cubano Tomás Gutiérrez Alea (de "Morango e Chocolate" e "Guantanamera") são conhecidos do público brasileiro. De outros, como a mexicana María Novaro, poucos ouviram falar.
O peruano Francisco Lombardi, um dos entrevistados, é um dos favoritos da competição latina do atual Festival de Gramado, com "Bajo la Piel". O livro, aliás, será lançado em Gramado, no dia 14.
O eixo que presidiu a seleção dos entrevistados e mesmo o teor das entrevistas parece ter sido o da vocação internacionalista -ou, mais precisamente, "latino-americanista"- dos realizadores.
Assim, os brasileiros escolhidos -Glauber Rocha, Ruy Guerra, Nélson Pereira dos Santos, Eduardo Coutinho, Vladimir Carvalho e Jorge Furtado- são aqueles que ou realizaram filmes em parceria com países hispano-americanos ou se destacaram em festivais de cinema do continente, como o de Havana, o de Cartagena e o de Gramado.
Outro viés que perpassa todo o livro é a simpatia da autora pela revolução cubana, que justifica a inclusão de capítulos sobre Ernesto "Che" Guevara e Gabriel García Márquez (presidente da Fundação do Novo Cinema Latino-Americano, de Cuba).
Se podem ser discutidos, esses pressupostos da autora -incansável defensora do cinema brasileiro e latino-americano-, longe de tirar os méritos do livro, acrescentam-lhe um tom combativo e um empenho crítico cada vez mais raros no jornalismo cultural.

Livro: Cineastas Latino-Americanos - Entrevistas e Filmes
Autora: Maria do Rosário Caetano
Lançamento: Estação Liberdade Preço: preço não divulgado (256 páginas)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.